11 de abril de 2013

CUXÁ

Nada para mim é metade,
nada para mim é fração,
tudo para mim é inteiro
intenso, total, verdadeiro:
tudo para mim é paixão.

É a paixão que move meus passos,
que me faz renascer todo dia,
que agrega, junta os pedaços,
e me inunda de paz e alegria



O cuxá é um prato com origens na junção das culturas  que  formam a identidade do povo brasileiro:  a portuguesa, a indígena e a africana. Destaca-se, como um dos ícones da gastronomia maranhense  e  nasceu como um prato para nutrir as populações mais pobres, nas ribeiras do Mearim. De preparo simples, desenvolveu-se, associo-se  outros ingredientes  e se tornou um prato típico e requintado da gastronomia brasileira. Vamos para a cozinha, porque hoje a história tem sabor. ...risos...


Ingredientes
500 g de camarões secos e salgados
1/2 xícara (chá) de gergelim
1/2 xícara de óleo
2 cebolas médias raladas
1/4 de xícara (chá) de pimenta-de-cheiro picada
5 maços de vinagreira cozida
1 xícara (chá) de água para ferver a vinagreira
1/2 xícara de farinha de mandioca branca
1 litro de água
1/4 de xícara (chá) de coentro e salsinha picadas.

Modo de fazer: Lave os camarões em água corrente e deixe escorrer bem e reserve. Torre o gergelim em uma assadeira, em forno médio, por 10 minutos. Em uma panela, coloque o óleo, a cebola e a pimenta de cheiro, mexa e, em seguia, acrescente os camarões e deixe refogar por 10 minutos.
Lave a vinagreira e ferva em uma panela, por 15 minutos e bata, depois, no liquidificador. Junte a vinagreira batida, ao refogado de camarões. Misture bem e deixe cozinhar por 3 minutos. Bata, no liquidificador,  a farinha de mandioca com o gergelim, até obter uma farinha fina. Adicione 1 litro de água e bata novamente, por mais 5 minutos e despeje essa mistura, dentro do refogado de camarões e vinagreira . Leve ao fogo e deixe cozinhar por mais 20 minutos, mexendo bem, até ficar com a consistência de um creme mole. Junte o coentro e a salsinha, coloque em uma travessa e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário