11 de abril de 2013

TORTA MARANHENSE DE CAMARÃO

Ninguém poderá conquistar o meu coração, com sangrentas batalhas, em longos sítios ou sob ameaça. Ninguém poderá chegar ao meu coração, pelo caminho das intimidações, tiros de advertência ou chantagem. Ninguém poderá penetrar o meu coração, me fazendo sentir dor ou sofrimento,
a menos que use uma bala ou uma faca. O meu coração somente se rende ao respeito, à gentileza e ao amor...

Aqui estou eu, de volta às cozinhas regionais do Brasil. Hoje, nós estaremos na maravilhosa cozinha maranhense, com esta torta fofinha e saborosa de camarões que, quando se encontra com o molho cuxá e o arroz branco, decifram o sabor do Maranhão. Vem comigo! Vamos para a cozinha que hoje a cozinha é brasileira e eu estou fazendo as honras da casa. Seja bem vindo!

Ingredientes
500 g de camarões secos e salgados, ou 1 kg de camarões frescos
1/2 xícara (chá) de azeite  e extravirgem
2 cebolas grandes picadas
2 tomates grandes picados
1 pimentão verde, médio, picado
4 pimentas-de-cheiro picadas
suco de 1 limão
1/2 xícaras de azeitonas verdes picadas
1/2 xícara (chá) de leite de coco
1/4 de xícara (chá) de coentro e cebolinhas picadas
sal a gosto
12 ovos
1 quiabo cozido

Modo de fazer: Lave bem os camarões em água corrente e reserve. Em uma panela, leve o azeite para aquecer e, em seguida, acrescente as cebolas, os tomates, o pimentão, as pimentas-de-cheiro, o suco de limão e os camarões. .Deixe refogar por 5 minutos. Adicione, em seguida, as azeitonas, o leite de coco, o coentro e a cebolinha, misturando tudo bem. Acerte o sal, desligue o fogo e reserve. Separe as gemas das claras. Bata as claras em neve, bem firme, e junte as gemas, uma a uma, sem parar de bater. Reserve.Unte um refratário, com azeite. Coloque a metade dos ovos batidos, em seguida coloque o refogado de camarões e cubra com o restante dos ovos batidos. Asse em forno preaquecido, por 15 minutos. Enfeite com um camarão e fatias de quiabo cozido. Sirva acompanhado de CUXÁ, arroz branco e farofa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário