17 de abril de 2013

BOLINHOS DE SALMÃO SEM GLÚTEN E LACTOSE

Estou precisando de asas que me sustentem no vento, asas que me levem longe, asas do pensamento. Eu quero asas que me levem a lugares que eu não conheço, asas que passem por cima de regras que eu não obedeço. Preciso urgente de asas que cruzem as fronteiras do mundo. e me levem até você, cruzando os vales  profundos. Eu quero voar com você, seja no céu ou na cama, porque eu sei que só tem asas, aquele que sonha e que ama...



A o sol tropeçou no horizonte, mas quem caiu foi a noite. Rindo, eu penso que você não precisa ler a minha pobre poesia.  Você pode entrar, diretamente,  pela porta da minha cozinha. Hoje tem bolinho sem glúten e sem lactose, para quem tem restrição a esses alimentos. Para você, que não tem  nenhuma restrição, tem beijos e abraços. ...risos...


Ingredientes
500 g de file de salmão
2 colheres (sopa) de azeite
500 g de batatas descascadas em cubos grandes
2 ovos grandes batidos
farinha de grão-de-bico para polvilhar
fubá ou amido de milho para polvilhar
sal e pimenta-do-reino moída na hora

Modo de fazer: Preaqueça o forno a 180ºC. Coloque o salmão em um refratário, regue com a metade do azeite, tampe e asse por 25 minutos. Coloque a batata em uma panela com água, deixe ferver, abaixe a temperatura e cozinhe até ficar macia. Você pode, também, cozinha em microondas, com casca. Quando estiverem cozidas, amasse as batatas, grosseiramente, com um garfo. Retire o salmão do forno, descarte as peles e as partes escuras, e misture, em lascas com a batata amassada, 1 ovo batido, o líquido resultante do  do cozimento do peixe. Tempere com sal e pimenta, com cuidado para não quebrar demais o salmão. Divida a massa resultante, em 8 porções, e faça bolinhos achatados. Passe os bolinhos na farinha de grão de bico, em seguida passe no ovo batido e finalmente no fubá. Coloque em um recipiente, cubra com filme plástico e deixe na geladeira, no mínimo por 30 minutos. Aqueça o azeite restante em uma frigideira de fundo grosso, em fogo médio e frite os bolinhos, aos poucos, por 4 ou 5 minutos de cada lado, até dourarem. Sirva acompanhado de legumes ou salada de folhas mistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário