6 de fevereiro de 2013

PÃO DE MANDIOCA E ATUM

Visto-me apenas de mim mesma, para que você se apaixone pela mulher que eu sou e não pela minha fantasia. E eu, que não me curvo diante de nada no mundo, eu me curvo, diante de você,  num gesto de ternura. Eu faço por amor, o que jamais faria pela força, pelas regras ou pelas leis.

Pode rir das minha radicais e românticas posições, mas na cozinha nós iremos rir juntos. Hoje tem pão! E fazer pão é pura diversão. Pegue o seu avental e siga-me! O pão de hoje, a base de mandioca, uma raiz comestível, energética e rica em sais minerais e rende 2 unidades.

Ingredientes
25 g de fermento biológico fresco
150 ml de leite
40 g de margarina
1/4 xícara (chá) de açúcar
1/2 colher (sopa) de sal
2 ovos
250 g de mandioca cozida e amassada
1colheres (sopa) de salsinha picada
1/2 colher (sopa) de leite em pó
500 g de farinha de trigo, aproximadamente
1 gema para pincelar
Recheio
2 latas de atum ralado e escorridas
1 cebolas picadas
salsinha picada a gosto
sal e pimenta-do-reino a gosto
1/2 colher (sopa) de vinagre

Modo de fazer: Bata, no liquidificador, o fermento, o leite, a margarina, o açúcar, o sal, os ovos, a mandioca, a salsinha e o leite em pó. Despeje a mistura num recipiente e adicione, aos poucos, a farinha de trigo, sovando bem, por cerca de 10 minutos, até obter uma massa lisa, macia e elástica. Deixe descansar a massa (não você ...risos...), num recipiente fechado, por cerca de 30 minutos, ou até dobrar de volume. Divida a massa em duas partes, abra-a, em uma superfície enfarinhada e espalhe o recheio e enrole como um rocambole. Corte este rocambole em fatias de 3 cm de espessura e disponha as fatias em uma forma redonda, com 20 cm de diâmetro,  untada e enfarinhada, deixando uma distância de 0,50 cm entre elas. Deixe crescer, até dobrar de volume, pincele a superfície com gema batida e leve para assar, em forno preaquecido, a 180ºC, por aproximadamente 45 a 50 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário