6 de fevereiro de 2013

MOLHO DE FUNGHI SECCHI

Você traz luz para as minhas sombras,
Você é fonte da minha doçura,
Você é mão que me mantém de pé,
Você é o sorriso que acaricia e cura.

Você é o sentimento que me faz melhor,
Você é a minha alegria preferida,
Eu vejo o céu pelas íris dos teus olhos,
Você me vê iluminando a tua vida.

Como muitas receitas, o molho de funghi secchi tem vária versões. Esta é a minha predileta, porque os meus filhos adoram. Vamos experimentar? Quem sabe você também se apaixone. Eu uso para pratos  com filet mignon e para acompanhar fondues de carne, especialmente, o fondue Robin Hood.
Embora não seja muito ortodoxo, eu costumo congelar cubinhos deste molho. Depois de fritar os bifes, eu os retiro,  coloco alguns cubinhos na frigideira e preparo um molhinho muito gostoso que muda a cara do bife nosso de cada dia. Então eu coloco os bifes sobre esse molho. Eu diversifico, acrescentando cogumelos fatiados, às vezes. Vamos para a cozinha? 

Ingredientes:
1 colher (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de margarina
Molho de pimenta tabasco, a gosto
50 gramas de funghi secchi
2 tabletes de caldo de carne
1 cebola  bem picadinha
1 cálice vinho branco
½ Litro de àgua

Modo de fazer:  Lave bem o funghi e despreze a primeira água. Misture a água com o vinho e coloque o funghi de molho por 2 horas. Retire o funghi do líquido, corte em pedaços pequenos e reserve. Coe o líquido do molho e reserve. Em alta uma frigideira, frite a cebola na margarina, junte a farinha de trigo e mexa bem, até ficar levemente dourada. Reduza o fogo ao mínimo e vá adicionando o caldo reservado, mexendo sempre para não formar grumos. Junte, então, o funghi secchi hidratado e deixe cozinhar por mis 8 Minutos, mexendo sempre. Tempere com sal e gosta de pimenta tobasco e sirva em molheira, acompanhando carnes e fondues de carne . Eu costumo bater levemente uma parte do funghi , para obter um molho mais intenso e consistente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário