28 de fevereiro de 2013

BOLO DE MEL DA ILHA DA MADEIRA

Eu sou apaixonada por pães, especialmente o pães tradicionais, com receitas muitos antigas e quase rituais. O pão de hoje, é um maravilhoso pão da Ilha da Madeira. Mandava a tradição, que ainda hoje vigora, que o bolo de mel fosse preparado no dia 8 de Dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, para estar bom no Natal, festa de que este bolo faz parte integrante da tradição É neste dia, 8 de Dezembro, que começam os preparativos para a festa de Natal, e se partem os últimos bolos que restaram da fornada do ano anterior. Por estes motivos é considerado um dia de grande alegria.
Por tantos e deliciosos motivos, eu divido com você, mais uma encantadora experiência. Eu divido, também, uma divina lua cheia, que enche de magia esta noite. Eu, que sempre convido você, para ir para a cozinha, hoje eu estou convidando você para ir para o jardim, admirar a lua... risos...

Ingredientes:
1,250 g de farinha de trigo
500 g de açúcar
375 g de banha
250 g de manteiga
15 g de erva doce
25 g de canela
6 g de cravo-da-índia
1 noz moscada ralada
1/2 colher de chá de mistura de especiarias
1 xícara (chá) de nozes
1 xícara (chá)  de amêndoas
1 xícara (chá) de uvas passas sem sementes
1 xícara (chá) de cidra cristalizada picadinha
2,5 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio
125 g de massa de pão (ou fermento levedado)
1 l de melado de cana
1/2 cálice de vinho da Madeira
2 laranjas

Modo de fazer: Prepare, de véspera, o fermento,diluindo 10 g de fermento biológico, diluído em 100 ml de água e 250 g de farinha de trigo, em uma tigela de bom tamanho. Cubra a tigela e deixe levedar, até o dia seguinte.
Pique as amêndoas, as nozes e o cidrão em pedacinhos, e passe pela peneira, as especiarias trituradas. Dissolva o bicarbonato no vinho madeira, derreta a banha e a manteiga no melado quente, raspe a casca das laranjas e esprema o suco. Peneire a farinha e o açúcar para dentro de recipiente escaldado com água quente, faça uma cova no meio derrame aí a massa de fermento, misturando e incorporando à farinha, amassando. Quando a farinha e o fermento estiverem bem misturados, comece a juntar o mel misturado com as gorduras, apenas morno, e continue amassando. Depois de se ter adicionado todo o mel, juntam-se os frutos preparados, o vinho da Madeira com o bicarbonato, o suco e a raspa das laranjas e as especiarias. Amassa-se até a massa se desprender do da superfície. Abafa-se com um pano e um cobertor e deixa-se levedar em local protegido de vento, a uma temperatura sempre igual, durante 3 a 4 dias. Divide-se, então, a massa em porções de 250, 500 ou 750 g conforme o tamanho dos bolos, coloque estas porções de massa em formas redondas, direitas e baixas e muito bem untadas e asse em forno preaquecido, a 200°C, por 25 minutos, depois de se ter enfeitado a superfície com meias nozes, ou amêndoas ou bocados de cidra cristalizada picada. Esse bolo não deve ser excessivamente assado. Querendo, pode-se reduzir a quantidade de nozes ou de outros ingredientes caros; nesse caso aumentam-se as especiarias dando lugar a outro tipo de bolo, o bolo podre. Os primeiros são mais saborosos e os segundos mais apimentados. Depois de cozidos e frios, embrulham-se em papel vegetal ou celofane e guardam-se em caixas. Estes bolos podem conservar-se durante um ano inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário