22 de janeiro de 2013

PÃO DE CENTEIO SEM LACTOSE

Eu deixo, ao passar, um rastro de  alegria,  um imenso imenso colorindo o rosto e o andar elástico e silencioso dos gatos. Eu deixo uma brisa feminina que perfuma o ar e agita as cortinas,  o calor de abraços, o silêncio de beijos e um cheiro indecifrável de amor...Deixo uma saudade pungente de coisas que desejei  e nunca tive...Deixo uma trilha de flores, porque eu sempre carrego sementes; deixo as marcas dos meus pés impressas em luz, para que um dia, se  me procurar,  você me encontre...

Uma lua crescente, de intenso brilho ilumina esta calma noite de verão. Para você que pode comer de tudo, eu dedico esta lua. Para você, que tem restrições alimentares, eu dedico uma lua dourada, no céu, e  uma lua negra na terra.  Este pão não parece uma lua negra? ...risos...Mate a saudade de um pãozinho... Para todos, um grande abraço! Vamos para  a cozinha?

Ingredientes
25 g de fermento biológico fresco
1 copo de água morna
300 g de farinha de centeio
85 g de farinha de arroz
85 g de farinha de grão de bico
30 g de farinha de cevada
90 g de sementes de abóbora
1 colher (chá) de sal
2 colheres de melado

Modo de fazer: Dilua o fermento biológico fresco em um copo de água morna e deixe espumar. Peneire as farinhas com o sal e faça um montinho. Abra um buraco no centro e coloque as colheres de melado e vá adicionando e misturando, aos poucos, o fermento diluído e fermentado. Misture até obter uma massa macia. Se ficar muito seca, adiciona uma ou duas colheres de água, uma de cada vez. Se ficar muito grudenta, junte um pouquinho mais de farinha de centeio.
Coloque a massa em uma superfície polvilhada com farinha de centeio e sove por dez minutos, até ficar macia e elástica. Faça uma bola, coloque num recipiente e cubra com um pano de prato e deixe descansar, até dobrar de volume, por cerca de uma hora. Unte levemente uma assadeira com creme vegetal de soja sem lactose. Vire a massa na mesa e sove mais dois minutos. Modele o pão, coloque numa assadeira, cubra e deixe crescer por 45 a 60 minutos. Preaqueça o forno a 200ºC. Asse por 35 a 40 minutos até dourar e soar oco ao bater na base. Tire do forno e deixe esfriar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário