22 de novembro de 2012

MACARRÃO COM ASPARGOS E LULAS

O nosso amor é um ponte,
que paira suspensa no ar,
e se perde no horizonte,
ligando o céu e o mar.

O nosso amor é uma ponte que liga os nossos paralelos universos e nos permite chegar, sãos e salvos, à nossa cozinha. ...muitos risos....
Hoje, além da minha graça e simpatia.... risos, risos, risos...., nós prepararemos, um prato com aparência sinistra, mas muito gostoso. Criado pelo pelo Chef Carlo Gracco, nascido em Vicenza. (Você conheceu o Carlo Gracco?) este prato harmoniza-se com um vinho de uva pinot nero ou um Tempranillo de corpo médio. Vamos para a cozinha?

Ingredientes
200 g de farinha de trigo
90 g de casca de pão ralada fina
150 g de cacau em pó
1 ovo
8 pontas de  aspargos brancos, em conserva
8 pétalas de tomates secas ao forno
1 colher café de cebola picada
80 g de lulas miúdas e cruas
10 g de manteiga
azeite de oliva extravirgem a gosto
sal  e pimenta do reino branca, a gosto.

Modo de fazer: Misture a farinha com o cacau, a farinha de pão ralado e uma pitada de sal. Acrescente o ovo, meia colher de azeite e 100 ml de água. Sove a massa até que ela fique lisa e elástica. Deixe repousar por meia hora, envolta em filme plástico.
Abra a massa em um folha com 0,5 cm de espessura. Recorte retângulo com 15x20cm. Deixe secar por alguns minutos (não deixe secar muito), enrole e corte em fatias, como se fossem ninhos. Solte-os e deixe secar em uma peneira. Numa panela, amoleça a cebola na manteiga, junte as pontas de aspargos cortados ao meio. cubra com água, tempere com sal e deixe cozinhar. Cozinhe a massa em bastante água com sal por cerca de 3 minutos. Escorra e adicione aos aspargos. Ajuste o sal e a pimenta, acrescente as pétalas de tomates e distribua nos pratos aquecidos. Afervente as lulas com água e sal, corte-as em fatias finas, distribua sobre a massa e regue com um fio de azeite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário