1 de novembro de 2012

ARROZ À MODA CAJUN

(Talvez você possa encontrar, num quadro exposto,
abandonado à beira da calçada,
o meu amor estampado em meu rosto 
e a minha alma,em minha face iluminada.)


Hoje, a minha sugestão é um prato da culinária americana. Além do hamburguer e das batatas fritas, eu sei muito pouco da gastronomia americana. Este prato faz parte da cozinha cajun, também chamada de "cozinha da alma" Este maravilhoso prato, nasceu na zona rural do Delta do Mississipi, difundiu-se por New Orleans e, graças a jovens chefs locais, está sendo difundida pelo mundo. Este prato é em tua homenagem, mas nós iremos para a cozinha juntos. Pode pegar o seu avental. ...muitos risos.... Apesar o infernal  calor, este prato ficará perfeito se harmonizado com um Sauvignon blanc da California. Cheers!!!

Ingredientes
500 g de arroz parboilizado, já cozido
4 colheres de sopa de caldo de camarão
500 g de camarões congelados
1/2 xícara de óleo de amendoim
1/2 xícara de farinha de trigo
1 cebola grande
1 talo de salsão
3 dentes de alho
2 pimentões vermelhos
2 minicebolas
1 colher de sopa desuco de limão
1 colher (sopa) de salsa picada
1 buquê de salsa para decorar
1/2 colher de café de tomilho seco
1/2 colher de café de pimenta do reino preta

Modo de fazer: Descasque os dentes de alho e a cebola e pique bem fininho. Limpe, lave e pique o salsão e junte ao alho e cebola. Misture o óleo e a farinha de trigo, leve ao fogo médio, e mexa até que a mistura fique da cor de chocolate escuro. Acrescente as verduras picadas e salteie em fogo médio por 10 minutos.
Despeje. lentamente, o caldo de camarão, abaixe o fogo e deixe aferventar por 10 minutos. Junte o suco de limão, as especiarias, os camarões, as mini-cebolas picadas e os pimentões limpos e cortados em tiras finas. Cozinhe mais 10 minutos. Disponha o arroz em pratos, despeje sobre ele o ensopado de camarões e verduras, salpique com salsa picada e tomilho e guarneça com folhas de salsa. Siva imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário