31 de março de 2023

BRIOCHE BICOLOR DE BRIGADEIRO




Parte de mim adormece
com as chuvas de verão,
enquanto o silêncio cresce,
eu me torno imensidão...
Eu ando meio a deriva,
perdida em todo lugar,
sonhando eu me sinto viva,
e escolho viver e sonhar...
Eu ando devagarinho,
sentindo as pedras do chão,
e vou abrindo o caminho,
entre o dever e a paixão.
Depois que a chuva passa,
eu desperto, preguiçosa,
o sol atravessa a vidraça,
espalha o perfume da rosa.
E na tarde ensolarada,
enquanto eu descanso, feliz,
eu sou luz, sou rosa molhada,
e me torno mulher, por um triz...

Eu gosto de aventuras! Não existe um lugar mais adequado para aventuras do que a cozinha.
Eu gosto da aventura dos sabores, texturas, perfumes, cores das comidas.
Eu me aventurei, hoje, a testar uma receita italiana, um brioche bicolor,
recheado com a indefectível Nutella. Mas, como eu gosto de aventuras, como eu já disse,
eu resolvi dar um sotaque brasileiro ao meu pãozinho. Eu usei levain, ao invés de fermento biológico seco, ao invés de Nutella, eu recheei com um brigadeiro mole com nozes. Ficou dos deuses. Eita coisa harmoniosa! Ao invés de pincelar
com gema, que esconde o contraste de cores da massa, eu pincelei com clara e salpiquei
com chocolate granulado, aquele de bolinha. Ficou quase autoral! Outra adaptação,
que eu fiz, foi dividir a receita em dois brioches. Eu dei boas risadas, ao escrever a receita.
Meu Deus! Impossível descrever a modelagem,  sem o apoio da fotografia.
Bem, aí está a receita, razoavelmente ilustrada! Espero que seja compreensível.
Boa noite para você, que também gosta de aventura! Boa noite para você, que gosta de pão!
Boa noite para você que gosta de arriscar e nunca desiste!
Boa noite para você, que gosta de mim! É um belo dum risco! ...muitos risos...


Ingredientes:

550g de farinha
250ml de leite morno
3 colheres de açúcar
1/2 colher de chá de sal
5 g de fermento biológico seco
(eu usei 165 g de levain ativado)
2 colheres de sopa de manteiga
1 ovo
3 colheres de cacau em pó
uma receita de brigadeiro mole
30 g de nozes picadas.
(a receita original é nutella)

Modo de fazer:









Misture em uma tigela, o leite com o açúcar e o fermento biológico seco.  Adicione o ovo, a manteiga, a farinha, o sal, e misture até obter  um bloco de massa macio e homogêneo.


Divida a massa em duas partes iguais e incorpore o cacau em uma das metades.
 Amasse bem cada uma da massas, faça duas bolas e deixe fermentar por cerca de 2 horas, ou até dobrar de volume. 





Modelagem:










Abra cada uma das massas em um formato retangular. Sobreponha a massa escura sobre a clara, e aperte suavemente com o rolo. (embora a receita original seja para um brioche, eu dividi o retângulo em dois, e fiz dois, conforme foto)












Marque o centro da massa, no sentido comprimento, e corte tiras de 2 cm, do centro para a ponta,
e enrole cada uma delas em espiral.











Coloque recheio a gosto, sobre a outra metade da massa,enrolesobre as tiras em espiral, e transfira
para a forma de pão. 


Cubra com um pano e deixe descansar por 30-40 minutos.
 Pincele o ovo batido no brioche e leve ao forno estático a 180° por 35 minutos. 

Obs: Eu preferi pincelar apenas com a clara, para deixar evidente o
contraste de cores. Para dar uma alegria, eu salpiquei com chocolate granulado em forma de bolinhas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário