1 de abril de 2023

RAVIOLI DE CAMARÃO E ABOBRINHA


De tanto eu amar você, eu me perdi de mim,
Eu vesti a tua pele e eu tentei ler teu pensamento.
Eu sei que eu não posso, mas eu luto mesmo assim,
eu sei que é impossível e mesmo assim, eu tento!













Deliciosas, versáteis e com forte sotaque italiano, as massas  recheadas seduzem e encantam o paladar de gregos e troianos. Esta maravilhosa e delicada receita, com sabores da horta e do mar,  nos transportam à costa toscana.  Pegue a tua alegria de viver, e vamos para a cozinha, porque hoje tem festa! ....risos...

Ingredientes
para a massa:
300 g de farinha de de trigo
100 g de farinha de sêmola
2 colheres (sopa) de salsinha picada
2 ovos inteiros
2 gemas de ovos
azeite de oliva extra virgem + sal

Recheio 
300 g  de abobrinha
200 g de camarão
2 gemas de ovo 
 creme de leite fresco

Molho
8 tomates
1 dente de alho
1 maço de manjericão
azeite extravirgem, sal e pimenta a gosto


Modo de fazer 
Massa: Bata no processador, 2 colheres de sopa de salsa picada com 2 colheres de sopa de azeite e algumas gotas de água com os ovos inteiros:  Misture as duas farinhas, faça um buraco no centro, junte uma pitada de sal,  o molho de salsa e as gemas de ovos. Misture do centro para as extremidades, misturando até terminar a farinha, e trabalhe a massa até ficar homogênea e compacta. Faça uma bola, embale em filme plástico e deixe descansar na geladeira por uma hora.
Recheio:
Limpe os camarões, eliminando o fio escuro no dorso, lave bem e cozinhe, por alguns minutos, em água e sal. Seque-os e e corte-os em pequenos pedaços com uma faca. Lave bem e pique a  a abobrinha em cubos pequenos. Cozinhe a abobrinha no vapor, por alguns momentos. Junte, em uma tigela, camarão, a abobrinha, a gema de ovo e uma colher de sopa de creme de leite fresco, sal e pimenta e mexa até a mistura ficar espessa.

Molho:
Prepare o recheio, refogando o alho picado na panela com 2 colheres de sopa de azeite de oliva, acrescente o tomate picado, o sal e pimenta e cozinhe por 2-3 minutos e adicione algumas folhas de manjericão. 

Montagem:
Abra a massa com uma máquina, até obter uma massa fina. Eu abro até o número 6 da minha máquina.  Divida a massa em retângulos de cerca de 10 cm, coloque uma porção de recheio no centro da massa e dobre sobre o recheio. Feche bem, pressionando a massa ao redor do recheio e recorte o ravioli no formato de meia lua, marcando as extremidades com um grafo ou com o próprio cortador de massa. 
Cozinhe o ravioli em bastante água, levemente salgada,  um pouco da cada vez, até que eles subam à superfície. Tempere com o molho de tomate, polvilhe com parmesão ralado e sirva imediatamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário