1 de abril de 2023

RAVIOLI DE PEIXE COM ERVAS E PESTO DE PISTACHE

Manhã de domingo é uma delícia! As manhãs de domingo, especialmente as manhãs de primavera, elas me inspiram, elas me desafiam, elas despertam em mim, um avassalador tesão pela vida. Eu vivo a vida, com o infinito prazer de quem sabe que a vida é preciosa e fugaz. Eu vivo a vida sem protocolos, com um divertido atrevimento, desfrutando cada momento, cada mínima oportunidade, cada precioso por de sol,
cada dia de nasce. Eu vivo a vida, pisando sobre estrelas, sem nenhum medo de eu ser feliz,  porque a morte é um destino certo. Bom dia para você que também tem tesão pela vida! Bom dia para você, que não perde nenhuma oportunidade para ser feliz, que não desperdiça a vida, porque sabe que ela finita, para você que não economiza a sua paixão, porque sabe que ela é infinita! Vamos par a cozinha, porque o dia hoje promete fortes emoções. O prato de hoje, é um vibrante prato italiano, um caleidoscópio de sabores. É fácil e ao mesmo tempo sofisticado! O preparo tem aquele capítulo da preparação da massa, que eu adoro, porque é, ao mesmo tempo atlético e sensual. Servido simplesmente, este prato é um alimento. Servido acompanhado de uma taça de champanhe, é uma sofisticada refeição. Servido diante do sorriso da pessoa amada, é uma celebração! Brinde, sorria, divirta-se aprecie, seja feliz. É isso, e apenas isso que se leva da vida! Cheers!!!!

Ingredientes
Massa:
200 g de farinha de trigo
3 ovos

Recheio:
400 g de carne de peixe branco, que pode ser robalo, tamboril, linguado, pescada. Eu testei com tilápia e deu certo.
1 maço de ervas
1 raminho de manjerona
1 cebola
raspas de casca de meia laranja
30 g de queijo parmesão ralado

Pesto
50 g de pistache sem casca
4 ramos de tomilho
1 laranja (casca ralada e suco)
azeite extra-virgem
sal

Modo de fazer: Prepare a massa. Esse passo é o que eu considero o mais sedutor da receita. Bata dois ovos em uma tigela, e incorpore a farinha de trigo, sovando bem, até obter uma massa lisa, elástica e macia. Envolva em um filme plástico e deixe descansar por 30 minutos.

Recheio: Lave as ervas. Eu uso salsinha, cebolinha, um pouquinho de sálvia. Pique bem. Corte as cebolas em fatias finas e refogue em quatro colheres de óleo. Adicione o peixe cortado em cubos, junte as erva e a casca de laranja raladas. Cozinhe por uns 3 ou 4 minutos, dependendo do peixe, tempere com sal e desligue o fogo. Deixe esfriar e bata rapidamente no processador com o ovo restante, a manjerona e o parmesão. Não bata no liquidificador, porque perde a consistência.

Pesto: Escalde os pistaches em água fervente, por alguns minutos, escorra, seque e esfregue com um guardanapo limpo, para retirar a película que envolve as sementes. Reserve alguns pistache para decorar o prato, e bata o restante  no liquidificador, com o tomilho, 5 a 6 colheres de azeite extravirgem e o suco da laranja coado.

Estenda a massa bem fina, corte em quadrados com 8 cm de lado, coloque uma porção de recheio no centro de cada quadrado de massa. Pegue uma das pontas do quadrado, cobrindo o recheio, em forma de triângulo. Una dua ponta do triângulo, como na foto.







 Repita a operação até acabarem os ingredientes. Cozinhe os ravioles em água fervente, levemente salgada, por 3 ou 4 minutos, escorra, arrume nos pratos.
Aqueça rapidamente o pesto de pistache, e espalhe sobre os ravioles cozidos e quentes. Decore com os pistaches reservados, cortados em tirinhas. Eu adoro completar com um raminho de tomilho, que eu acho lindo! Sirva sorrindo, acompanhado de um bom vinho branco ou uma borbulhante taça de champanhe, porque este é um momento de celebração. Missão cumprida! ...muitos risos...



Fonte e foto:

http://www.cucchiaio.it/

Nenhum comentário:

Postar um comentário