30 de setembro de 2022

MOLHO VERDE PIEMONTES

























Querida felicidade,
que vi nos olhos de alguém, 
é uma onda que me invade,
e eu nem sei de onde vem.
Ela chega, de repente,
é tão volúvel e sutil,
ela nos deixa contente,
 e quando se vê, já partiu,
Não é minha, não é tua,
não se compra, não se vende,
não se encontra na rua,
não luta, nem se defende.
É um secreto movimento,
que o universo executa,
a felicidade é um momento,
no intervalo da luta.

Eu sempre digo que a vida precisa de sabor,
porque ela tende a ser sem graça, quando falta molho.
O molho verde é uma receita de origem piemontesa, vibrante e versátil.
É um molho cru, muito saboroso, que acompanha e torna mais saborosas,  carnes cozidas mistas. Cheiroso e intenso, ele também é capaz de realçar pratos de peixe no vapor, batatas e legumes cozidos. Versátil, pode também saborisar pequenas torradas em canapés, como aperitivo. Esta é a receita original e completa, mas, como todas as receitas, esta também tem variação, que respeita o gosto de quem prepara, excluindo um ou outro ingrediente. Para quem gosta de ver a vida colorida, aqui temos um pouquinho de felicidade verde, muito embora alguns digam que a felicidade é azul.
Para você que gosto de cheiros, perfumes e cores, o meu abraço!
Mas se você gosta de tudo preto no branco e inodoro,
eu acho que você precisa de dois abraços. ...muitos risos...
Vamos para a cozinha?


Ingredientes:

100 g de salsa
2 gemas de ovo cozidas
1 fatia de pão amanhecido (não seco e apenas migalhas)
50 ml de vinagre de vinho branco
3 filés de anchovas em óleo
1 colher de sopa de alcaparras dessalgadas
meio dente de alho
100 g de azeite extra virgem
sal
pimenta

Modo de fazer:  Retire a casca da fatia de pão e deixe de molho no vinagre por 10 minutos
Lave bem e escorra bem e pique a salsa fresca,

Coloque  no processador com os filés de anchova, as duas gemas cozidas firmes, as alcaparras, o alho e o azeite extravirgem e o pão molhado no vinagre e processe até obter um molho cremoso.

Se preferir você pode preparar um molho mais rústico, coloque todos os ingredientes em uma tijela, misture bem, e adicione a salsa picada. Misture até obter um molho bem homogêneo. Acerte o sal e a pimenta moída a gosto. Deixe o molho descansar por 12 horas, pelo menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário