3 de julho de 2022

Bolo cremoso de iogurte e limão.




Como se eu fosse um verão, um pico de adrenalina,
 o meu corpo em combustão é um fogo que nunca termina.
Eu ando no fio da navalha, sobre as linhas do horizonte,
meu coração quase falha, sem medo ele salta da ponte...
Eu sou a tua mulher, com sonhos de uma menina,
viajo em raios de sol, sou a dança e a bailarina.
Eu amo, explodo, transbordo,
eu te sigo, sem temor,
eu não durmo e nem acordo,
eu sou somente um momento,
sou um mar de sentimento,
sou uma explosão, sou amor...

Eu sempre misturo minha poesia com pães, bolos e tantas outras delícias, porque
a alma também precisa de alimento. Rindo, eu concordo que a minha 
poesia não é de primeira qualidade, mas ela é orgânica, pelo menos.
Eu gosto de experimentar, eu gosto de testar e ampliar o meu universo
de sabores, cores e perfumes, e um dos meus perfumes prediletos é do limão.
Quando um limão exala o seu perfume, eu sinto que os meus pés saem
do chão, e os limoeiros da minha infância, alinhados ao redor do sítio dos avós,
me carregam para um paralelo universo. Em fila, eles se apresentavam: limão siciliano,
limão galego, limão rosa, limão taiti. Quando eu estava muito cansada ou machucada,
depois de um frequente espancamento, eu subia até o meu exército de limoeiros,
e lá eu chorava e cheirava as folhas e os frutos dos limões, e aquele cheiro
me acalmava. Eu não me sentia mais tão sozinha. E me sentia acolhida.
Hoje, em homenagem a esse grande amigo da minha infância,
 o limão e o limoeiro, eu estou postando essa delicada
leve, saudável e saborosa receita, esse bolo de iogurte e limão, que 
sempre me lembra que coisas muito doces e deliciosas podem vir do azedo do limão.
Não tem cheiro e nem sabor a solidão, eu gosto mais é do azedo do limão...
Eu sempre introduzo as minhas experiências com um texto, mas eu reconheço que hoje eu 
fui longe demais. ...muitos risos...
Esquece tudo e vamos para a cozinha, degustar memórias afetivas...
Viva o limão, viva eu, viva tudo!!!!

Ingredientes:
3 ovos
240 g de iogurte
3 colheres de farinha 
1 colher de maizena
raspa de um limão
1 colher de sopa de suco de limão
1 pitada de sal
5 colheres de açúcar
 
Modo de fazer:

Separe as gemas das claras, e bata as claras com o sal, até ficarem bem firmes e reserve.








Bata as gemas com o iogurte e a farinha e, em seguida, adicione o amido e as raspas e o suco de limão.









Adicione as claras batidas em neve, delicamente, mexendo com um fouet, de baixo  para cima, até incorporar à massa.







Asse em assadeira forrada com papel manteiga, em banho-maria, com o forno a 150 graus C por 30 minutos, e depois a 140 graus por mais 30 minutos. Espere esfriar e desenforme.




Nenhum comentário:

Postar um comentário