1 de abril de 2022

PÃO DE DEUS



Eu quero ser o eixo que sustenta o mundo,
a boca que te beija, a mão que acaricia,
o corpo que deseja, um amor largo e fundo,
e aquela luz do sol, que faz nascer o dia...

Eu quero ser o teu céu e o teu inferno,
o doce abraço que sufoca a solidão,
eu quero ser o teu momento eterno,
o infinito instante na história da paixão...



Eu não sei o que me atrai tanto nos mistérios e 
magias da comida, mas eu faço, há muito tempo,
uma exploratória e feliz jornada, experimentando,
testando e me apaixonando pelos sabores do mundo.
Portugal tem uma divina, conventual e sedutora
gastronomia, com comidas e vinhos fabulosos e muitas, muitas tradições.
Dentre elas, o pão por Deus, cuja origem, talvez pagã,
tenha evoluído para a tradição cristã e, aos 
poucos, tornou-se quase uma tradição voltada para as crianças.
O pão está presente nas mais diversas culturas e algumas delas,
dentre elas a portuguesa, 
tem o hábito de presentear com pães.
Esse pãozinho evoluiu dessa cultura, e é um presente para nós.
Ah! Esses queridos portugueses e a sua divina comida!
 O Brasil se rende aos teus sabores, meus queridos irmãos de além mar. 
Empreste-nos um pouco dos teus maravilhosos sabores e,
 desfrutem, em troca, os nossos tropicais sabores. 
Vamos para a cozinha, nesta linda noite de lua, porque hoje o pão é divino. 
Pegue o teu avental e siga-me... risos...

Ingredientes:
16 pãezinhos

Massa:
1 pitada de sal
100 g de margarina
2 colheres (sopa) de rum (opcional)
20 g de fermento biológico fresco OU
190 g de levain ativado
125 g de açúcar
350 ml de leite morno (se usar levain, reduza do leite, o equivalente à quantidade de água usada na ativação do levain)
2 ovos
625 g de farinha de trigo
açúcar em pó p/ polvilhar
raspa de ½ limão

Cobertura:
100 g de coco ralado
100 g de açúcar
3 ovos
Açúcar de confeiteiro para polvilhar







Modo de fazer:
 
Dissolva o fermento em 50 ml de leite morno, ou use o levain ativado. Coloque 125 g de farinha numa tigela e faça uma cavidade no centro. Deite nela o fermento diluído ou o levain e 2 ovos. Misture tudo muito bem e deixe levedar.








Coloque a restante farinha noutro recipiente, abra uma cavidade ao centro, junte a margarina amolecida e 125 g de açúcar. Adicione o sal, o rum, a raspa do limão e a massa com o fermento já levedado. Amasse bem, vá juntado o restante leite e deixe fermentar até duplicar o volume.

Forre uma assadeira com papel vegetal. Divida a massa ao meio e faça duas bolas. Divida cada bola em oito parte. Faça bolas de massa com cerca de 80 g cada e coloque-as na assadeira, deixando um espaço para o crescimento. Deixe fermentar novamente, até a massa crescer mais um pouco. Ligue o forno a 180º C.
Prepare a cobertura, misture o coco com o açúcar e os 3 ovos restantes. Bata bem, faça um corte em cruz profundo sobre cada pãozinho, e coloque um pouco deste preparado sobre ele. Leve ao forno preaquecido, por cerca de 35 minutos.Retire os pãezinhos e polvilhe-os com açúcar de confeiteiro. com chá, café ou chocolate, com geléia ou mateiga, esse pão é dos deuses! 






2 comentários:

  1. Esse blog é um tesouro! Não sei o que me encanta mais: a variedade e a qualidade das receitas, o talento artístico dos comentários da autora ou a generosidade de seu coração ao compartilhar tudo isso!

    ResponderExcluir
  2. Que delícia! Eu adoro compartilhar, não apenas as receitas, mas também os processos, os pensamentos e as sensações. Eu fico feliz e emocionada quando eu sinto que está acontecendo. Obrigada!

    ResponderExcluir