15 de novembro de 2017

NHOQUE RECHEADO COM PESTO LEVE

De tanto amor eu renasço todo dia,
eu mordo junto, a serpente e a maçã,
eu atravesso essa ponte que se cria,
quando eu desejo o teu amor, toda manhã...
De tanto amor a noite escura virou dia,
o teu rosto invadiu o meu pensamento,
eu transbordei como a fonte de alegria,
 eu cruzei tuas fronteiras com o vento...
E foi assim, coroada pelo amor,
que eu caminhei sempre em tua direção,
que eu escrevi um poema em teu louvor,
nas estrelas, e nas nuvens que se vão...

Caramba, eu estou intoxicada com tantos feriados. Bem, já que é feriado, eu estou tentando fazer algo que valha a pena. Com essa boa intenção, eu fui para a cozinha. A cozinha é sempre uma fonte de inspiração e um remédio para o tédio de mais um fim de domingo disfarçado de feriado. Enquanto o sol atravessas as salas e iluminam até o jardim interno, eu degusto esse nhoque cheio de sabores.
Os verdes sabores da salsinha e do manjericão, se aliam ao quente sabor das amêndoas, com um sabor que me faz sorrir. Sorria também! Vá para a cozinha preparar essa receita! ...risos...
Boa tarde para você que adora feriados! Boa tarde para você que odeia fins de feriado! Boa tarde para você que sorri, quando experimenta uma comida gostosa!  Vamos para a cozinha?


Ingredientes:
Massa
1 kg de batatas
1 gema de ovo
200 g de farinha
200 g de queijo, que pode ser a prosaica mussarela, ou gorgonzola,
queijo brie ou roquefort.

Pesto
1 maço de manjericão
5 folhas de salsinha
100 g de amêndoas
azeite de oliva extravirgem
50 g de parmesão



Modo de fazer: Bata todos os ingredientes do pesto, com um mix ou liquidificador, até obter um creme homogêneo, como na figura 2,  e reserve. Eu experimentei bater no processador, e o resultado foi um pesto mais grosso. Eu adorei a crocância das amêndoas.
Prepare os nhoques, cozinhando as batatas. O ideal é cozinhar no vapor, que não absorve água e mantém o sabor, mas você pode cozinhar na panela de pressão ou, como eu, no microondas, por 8 a 10 minutos. Esprema as batatas, adicione a gema, uma pitada de sal, e misture com a farinha de trigo, até obter uma massa macia e homogênea. Corte a massa em pequena porções, do tamanho de uma noz. Faça uma bola, aperte e coloque um cubinho do queijo no centro, como na figura 3, e fecha a bola de novo. Repita a operação até acabar a massa. Ferva água levemente salgada, em uma panela média, e cozinhe os nhoques, até que eles flutuem. Escorra, aqueça o pesto e misture os nhoques cozidos e escorridos. Polvilhe com queijo parmesão e sirva. Você pode servir em uma panela ou refratário, mas fica muito charmoso servir em porções individuais. Bom apetite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário