6 de dezembro de 2016

MEDALHÕES DE LOMBO COM FAROFA DE AVELÃS






É uma outra história, que eu ouço e eu repito,
nas noites de insônia, sentada na calçada,
é outra solução, mais um novo conflito,
é a linda melodia, que eu ouço fascinada...

É um novo horizonte, mais um novo motivo
para eu abrir meus olhos, morder outra maçã
é uma emoção, um sentimento vivo,
é a febre e o arrepio, na cama, de manhã.

Assim é o meu amor, que sempre se renova,
no escuro e no silêncio, na luz da madrugada,
é mais do que um indício,  é quase uma prova,
deste meu  sonho lindo, que eu sonho acordada...


Mais um dia que termina, mais um ano que termina. Tudo tende para o fim. Mas, para cada fim do  meu dia, eu sempre recomeço uma nova noite. Depois do fim de  cada noite, eu renasço com o sol. É preciso contar uma outra história, a cada dia. Para cada ano que termina, nascem novas esperanças. Enfim, nós estamos sempre recomeçando, tentando enganar o tempo e esquecer que tudo termina. Eu estou gargalhando! Todos esses exercícios mentais me deram uma maravilhosa fome. Seguindo esse meu simplório raciocínio, eu concluo que se nós começarmos a preparar uma refeição, a nossa fome termina. ...muitos risos...
Vamos ao que interessa! Afinal de contas, este é um ambiente para se apreciar comidas.  Pegue o teu avental, porque eu já vesti o meu. Pode rir! É sério! Eu estou vestindo o meu branco avental de renda. Ai! Que fome! O prato de hoje é muito saboroso e criativo. São medalhões de lombo de porco, cobertos com uma farofa de avelãs e um creme com um incrível sabor de raspas de cascas de laranjas. E você? Está você também com fome?? Boa noite, para você que está com fome! Boa noite para você que também renasce todos os dias, com o sol! Vamos para a cozinha?

Ingredientes:

60 g de avelãs mais 40 g de avelãs moídas
90 g de pão amanhecido  ralado
2 colheres (sopa) de alecrim fresco e picado
60 g de manteiga amolecida
1 gema de ovo
sal e pimenta a gosto
1 kg de lombo de porco
12 fatias de bacon

Molho:
150 ml de creme de leite
Pimenta verde, a gosto
2 colheres de raspa de casca de laranja

I brócolis pequeno


Modo de fazer: Preaqueça o forno a 200º C.



Prepare a farofa de avelãs inteiras  e avelãs picadas, polvilhe com um fio de azeite e doure ou numa panela, ou no forno elétrico, com baixa temperatura. Rale o pão duro, misture com as avelãs e ervas picadas, adicione a manteiga e a gema de ovo e misture bem. Coloque essa mistura na geladeira, enquanto prepara o prato.
Corte o lombo em medalhões com cerca de 2,5 cm de espessura, e tempere com sal e pimenta do reino moída, a gosto. Enrole cada medalhão com uma fatia de bacon e prenda com um palito de madeira. Unte uma assadeira, e disponha os medalhões, leve ao forno e asse por 15 ou 20 minutos, até ficar dourado. Coloque sobre cada medalhão, a farofa de avelã, e retorne ao forno para gratinar.
Retire os medalhões da assadeira e conserve em lugar aquecido.
.
Divida o brócolis em pequenos bouquês, lave bem e cozinhe no vapor, por 6 a 8 minutos, e reserve.

Depois de assado, retire os medalhões da assadeira e reserve em local aquecido. Despeje o creme de leite na assadeira, e incorpore ao  resíduo do assado. Tempere com a pimenta verde e raspas de laranjas.
Monte o prato, colocando ao fundo o creme, e dispondo os medalhões sobre o creme, e guarnecendo com os raminhos de brócolis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário