6 de novembro de 2016

TORTA MARTA ROCHA


Foto emprestada. Será substituída logo que eu tire as minhas.

Eu sou um vulcão que ruge e que se inflama,
 enquanto a terra treme, assustada,
eu me elevo, sobre o fogo, e fascinada,
e eu me estilhaço em luz, calor e chama...

Eu sou uma mulher que queima, quando ama,
eu sou um furioso rio, que nada acalma,
um fluxo de lava, que incendeia a alma;
um poema de amor, que se declama...

Enquanto eu alimento esta chama,
 liquefeita, a minha alma se avoluma,
como uma onda, coroada de espuma,
a minha alma transborda e se derrama...


Eita! Mais um fim de domingo, com gosto de cabo de guarda chuva! Se eu fosse uma deusa, eu eliminaria os fins de domingo, mas eu sou somente humana, eu estou tentando dar a este fim de domingo, uma doce sabor. Brasileiro é assim mesmo! Está sempre tentando adoçar a vida. Por exemplo a receita da torta de hoje, foi um antídoto para uma grande frustração. Em 1954, uma linda brasileira chamada Martha Rocha foi eleita miss Brasil. e concorreu ao título de miss Universo, que na época era um título muito cobiçado. Ela perdeu o título, e ficou em segundo lugar. Para amenizar a frustração, a Confeitaria das Famílias, em Curitiba, criou uma torta em homenagem à miss, e deu à torta o nome de Marta Rocha. Eu adoro essa torta, que hoje está alegrando o meu tenebroso fim 
de domingo. ...risos...
Boa noite, para você que ri dos meus tormentos! Boa noite para você que adora fins de domingo!
Boa noite para você que gosta de torta Marta Rocha! Boa noite para você que gosta de mim! Você tem bom gosto! ...muitos risos.... 


Ingredientes:
massa
6 ovos
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
6 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sobremesa) de fermento em pó 

Recheio:
200 gramas de ameixas pretas, sem caroço
200 ml de água (aproximadamente 1 xícara)

Crocante de Nozes
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de nozes moídas
1 colher (café) de margarina

Suspiro
2 claras
2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro

Cobertura
200 gramas de fios de ovos pronto ou caseiro. Para ver a receita, clique em Fios de ovos
Nozes
Chantilly


Modo de fazer: Comece forrando duas assadeiras com 20 cm de diâmetro, com papel manteiga untado e enfarinhado. Quando eu não tenho papel manteiga, eu uso o papel alumínio untado e enfarinhado. Bata as claras em neve na batedeira, até obter picos firmes. Adicione o açúcar e bata rapidamente, até misturar. Adicione as gemas e bata até incorporar. Desligue a batedeira e, com um batedor aramado, acrescente a farinha de trigo, incorporando delicadamente, para não perder a aeração. Coloque metade da massa em uma das assadeira untadas. Misture o cacau em pó na massa restante, com delicadeza, e coloque na outra assadeira. Leve ao forno preaquecido a 180 graus C, e asse até a massa começar a desprender das laterais. Depois de assada, retire da assadeira e mantenha o papel manteiga, até o momento de utilizar, para não ressecar.


Enquanto a massa esfria, prepare os recheios.

Ingredientes 
250 ml de leite semidesnatado
1 fava de baunilha, aberta no sentido do comprimento
3 gemas
1 colher (sopa) de açúcar refinado
1 colher (chá) de maisena

Modo de fazer: Ponha o leite e a fava de baunilha numa panela de fundo grosso e leve ao fogo até começar a borbulhar levemente. Retire a panela do fogo e deixe a baunilha em infusão por 10 minutos. Enquanto isso, misture numa tigela ou jarra as gemas, o açúcar e a maisena, formando uma pasta lisa. Retire a fava de baunilha do leite. Se desejar, raspe as sementes e coloque-as no leite para obter um sabor mais forte. Despeje o leite morno na mistura de ovos, aos poucos, mexendo sempre, para que não talhe as gemas. Despeje a mistura novamente na panela e cozinhe em fogo bem baixo, mexendo sempre com uma colher de pau, até o creme ficar espesso o suficiente para formar uma camada fina nas costas de uma colher, e não tiver mais o gosto da maisena crua.


Recheio 2:
Coloque as ameixas e a água em uma panela, e leve ao fogo até as ameixas ficarem bem macias, e solte os caroços com facilidade. Retire os caroços, bata levemente no liquidificador e reserve.

Recheio 3
Crocante de Nozes
Unte uma forma. Pode ser com óleo. Reserve.
Em uma panelinha, leve o açúcar ao fogo até dourar, acrescente as nozes picadas e a margarina. Mexa rapidamente, e espalhe a mistura na assadeira.
Depois de frio, retire e moa grosseiramente com o auxílio de um rolo de abrir massa. Coloque em um saquinho plástico.

Recheio 4
Bata as claras em ponto e neve, misture o açúcar e bata até obter picos firmes.
Em assadeira untada com manteiga e forrada com papel manteiga, forme um disco com o merengue, e asse em forno a 100°C até que esteja seco.


Cobertura: Prepare o chantilly, batendo 250 ml de creme de leite fresco até o ponto de creme. Coloque 2 colheres de açúcar e bata rapidamente para misturar. Não bata demais, senão vira manteiga.

Montagem: Retire o papel das massas e corte-as ao meio.Umedeça levemente as massas com guaraná. Coloque primeiro uma massa preta, e cubra com o creme de ovos. coloque outra massa preta, espalhe o chantilly, coloque uma camada do suspiro grosseiramente quebrado e cubra com chantilly. Cubra com a metade da massa branca, espalhe o doce de ameixa e cubra com a outra metade da massa branca. Cubra toda a torta com chantilly e decore as laterais com nozes moídas.
Cubra o parte superior com fios de ovos.


Ufa! Eita trabalheira! Mas vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário