3 de novembro de 2016

PÃO CASEIRO ITALIANO


Pisando sobre estrelas, nós dois estamos sós.
Caminhando sem rumo, na negra imensidão,
eu escuto no vento, o som da tua voz,
eu sinto em meu corpo, o fogo do dragão.

Sozinha, na costeira, ouvindo o mar feroz,
eu sinto a tua presença, na noite estrelada.
Você é quem me salva da lança do algoz,
você é quem me faz sentir iluminada...

A noite é um universo, um espaço bendito,
é onde você mora, meu guerreiro da lua,
você é a mentira, que eu amo e eu acredito.
Na cegueira da noite, eu sinto que eu sou tua.


Noite chuvosa de primavera! Uma perfumada brisa com cheiro de jasmim, entra pela minha janela!
O meu pensamento caminha pelos caminhos da minha infância, e eu lembro do forno a lenha, e o inesquecível perfume do pão assando. Eu me lembrei que o pão caseiro foi uma das primeiras comidas que eu preparei, orientada pela minha avó.  Foi lá, em minha distante infância, que eu descobri o prazer de eu amassar aquelas massas perfumadas, elásticas e macias, que cresciam entre os meus dedos. Todo mundo sabe que eu adoro trabalhar com massas. Você também sabe! ...risos...
Para relembrar aqueles momentos de prazer e descoberta, o prato de hoje é um pão que eu aprendi com a minha avó. Tente, experimente! De repente você também irá sentir o indescritível gosto de infância na boca. 

Ingredientes:

400 g de farinha de trigo
300 g de sêmola
2 colheres (chá) de mel
1 colher (chá) de sal
450 m de água morna
1 pacote de fermento seco
3 colheres de azeite extra virgem

Modo de fazer: Dissolva o fermento na água morna. Peneire a farinha de trigo com a sêmola, faça um monte, abra um buraco no centro, e coloque o mel, o sal e o azeite. Vá adicionando a água morna com o fermento, do centro para as extremidades, e amasse até obter uma massa macia, elástica e lisa.
Amasse por cerca de 10 minutos, faça uma bola, e coloque dentro de uma bacia. Cubra, coloque em um local sem vento, e deixe crescer por cerca de 2 horas.
Retire o excesso de ar da massa e modele o pão do formato que preferir. Eu gosto de fazer uma bola, polvilhar com farinha de trigo, e cortar um x com uma faca afiada. Eu acho lindo! O pão cresce e fica bicolor. Deixe crescer por cerca de 30 minutos, ou até dobrar de volume. Pré-aqueça o forno a
 200º C, e asse por 20 minutos. Baixe o fogo para 180º C, e asse mais 20 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário