13 de novembro de 2016

ÁRVORE DE NATAL DE MASSA FOLHADA, PRESUNTO E QUEIJO

Fonte e foto: giallozafferano. it
Na linha do horizonte, a imensa lua cheia,
clareia a minha infância, num breve intervalo,
e eu sinto a magia correndo em minha veia,
e eu passo pela noite, montada em meu cavalo.

 Hoje eu estou  impregnada pelas minhas memórias das noites de lua cheia,  da minha  infância e da minha adolescência. Não havia muito coisa para se fazer, no campo. Por isso, cavalgar em uma cavalo sem sela, em noite de lua, era uma fantástica aventura. Os meus pais tinham um lindo e branco cavalo, que eu montava quando eu ia buscar o gado no pasto.  Desde muito pequena eu fazia esse trabalho, e não era uma diversão. Era um trabalho diário. Deste tempo, eu ainda sinto o cheiro do capim, o perfume da uva madura, e das rosas do jardim da minha mãe. Eu ainda vejo o perfil das vacas pastando, assustadas com o meu louco galope pela noite. Eu tive uma infância e uma adolescência muito cheia de violência e sofrimento, mas eu ousei ser feliz. Eu ainda ouso, até hoje. 
Neste triste fim de domingo, com uma chuva fria escorrendo na vidraça, eu ainda cavalgo pelas noites de lua cheia da minha infância.
Hoje, a chuva sequestrou a maior super lua dos últimos 70 anos, e eu 
somente poderei ver essa lua tão especial, através de fotografias
ou da minha imaginação. Talvez você possa fotografar a super lua para mim! ...risos...
Como eu não posso ver a  lua, neste chuvoso dia, eu estou pensando que,
talvez nós  possamos ver uma deliciosa árvore. Uma árvore de natal. O Natal está chegando mais rápido do que o galope do meu cavalo. A árvore que eu proponho, é feita de massa folhada, presunto e queijo, mas ela tem espaço para a criatividade. Queijo Brie com peras, mussarela de búfala com tomates secos. Ouse, tente, experimente, encante! 
Afinal, nada enriquece mais as nossas vidas, do que o encantamento.
Boa noite, para você, que também está esperando a super lua! Boa noite, para você que está esperando o Natal! Boa noite para você, que está esperando pelo encantamento! Se não tiver lua, para para a cozinha, porque lá também tem muito encanto!

Ingredientes:
2 folhas de massa folhada
200 g fatias de presunto
200 g de queijo em fatias finas
azeitonas
1 ovo ou leite para pincelar

Modo de fazer: Estenda a massa folhada, faça uma camada de presunto e outra de queijo, repetindo até terminar a metade do recheio. Enrole e corte em fatias com cerca de 2 cm de espessura. Repita a operação com o outro rolo de massa. Forre uma assadeira com papel manteiga, e disponha as fatias em forma de árvore de natal, conforme modelo. Você pode utilizar alguma fatias para fazer o tronco da árvore. Pincele com uma gema de ovo batido, leve ao forno preaquecido a 180º, por cerca de 30 minutos, ou até ficar dourada. Decore com azeitonas para simular as bolas da árvore. Você pode, também, fazer este prato em forma de guirlanda, e decorar a gosto. É um simples, mas muito bonito aperitivo para as festas de fim de ano! Coloque em um belo prato e sirva! É sucesso na certa!



Nenhum comentário:

Postar um comentário