20 de novembro de 2016

PÃO DE INHAME DE LIQUIDIFICADOR

Fonte e foto: Cura pela natureza.com .br

Perdida na vastidão, de um lindo céu estrelado,
eu persigo a lua cheia, pela noite silenciosa,
e a lua e eu, tão distantes, caminhamos lado a lado,
sentindo o cheiro de pão, e o perfume de rosas.

O uivo do meu coração, ecoa além dos espaços
enquanto eu penso em você, caminhando pela rua,
eu sinto as tuas mãos, colando os meus pedaços,
eu sinto que estamos juntos, e o meu corpo flutua...

A luz do luar clareia a conexão com o divino,
e enquanto eu caminho só, pela imensa solidão,
eu sinto a tua presença, nas coisas que eu imagino,
na luz da lua espalhada, nas trilhas o meu coração.

Mais um fim de domingo, com gosto de cabo de guarda chuva. Se eu fosse governador do mundo, eu iria eliminar a noite do domingo. Eu iria criar mais uma noite de sexta feira. ...muitos risos....
Para enganar a tristeza, nós vamos para a cozinha. Pegue o teu avental e siga-me! 
Hoje nós vamos para a cozinha por um nobre motivo. Nós vamos preparar um pão especial e sem glúten, feito com inhame. Como sempre, a exuberância da natureza nos deixa confusos. São chamados de inhame, raízes diferentes. No Sudeste, Centro e Sul do Brasil, é chamado de inhame, o rizoma da planta Colocasia esculente, da familia Araceae. Já no Nordeste, é chamado de inhame, os tubérculos do gênero Dioscorea, que já foram chamados de cará. Mas a confusão pode ser ainda maior, porque o gênero Discorea tem mais de 600 espécies, das quais somente 14 são usados como alimento. O inhame faz bem para a saúde feminina, ajuda a emagrecer, faz bem para o coração ajuda no combate ao câncer e ao mal de Alzheimer, mas não é remédio. É pão mesmo!  Por favor, não desista ainda! Eu sou bióloga, e eu não resisti à tentação de exibir meus conhecimentos em Botânica. ...muitos risos...
Vamos voltar ao pão. Esse pão, além de muito nutritivo e cheio de propriedades medicinais, não tem glúten, é macio, naturalmente úmido e não esfarela. Vamos para a cozinha, para por a mão na massa. Boa noite, para você que cuida de saúde! Boa noite, para você que gosta de pão, mas não gosta de remédio! Boa noite para você que gosta da vida! 

Ingredientes:
Meio quilo de inhame cru
3 colheres (sopa) de sementes de linhaça
3 colheres (sopa) de leite em pó
1 colher (chá) de açúcar mascavo
10 gramas fermento biológico
2 ovos
3 colheres (sopa) de azeite extravirgem de oliva
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de vinagre
300 gramas de farinha de arroz

Modo de fazer: Descasque e corte o inhame em pedaços pequenos. Coloque esses pedaços de inhame no liquidificador junto com as sementes de linhaça e bata com uma xícara de água quente, mas não fervendo. Despeje a mistura em um recipiente fundo, acrescente o leite em pó e o açúcar e verifique se a massa está apenas morna, pois nesta fase ela não pode estar quente demais. Coloque o fermento biológico seco, mexa bem, acrescente os ovos, o sal, o vinagre e o azeite. Misture bem e, aos poucos, acrescente a farinha de arroz, até virar uma massa de bolo consistente. Despeje em fôrma para bolo inglês, untada, e deixe descansar por 1 hora. Preaqueça o forno por uns 10 minutos. Coloque a fôrma na parte alta do forno e asse por cerca de meia hora. Deixe esfriar, desenforme e sirva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário