27 de novembro de 2016

BISCOITOS DE NATAL, COM CANELA E LARANJA

Fonte e foto: http://www.cucchiaio.it/

Eu sinto toda a leveza,
 da brisa que vem do mar,
a luz do sol, sempre acesa,
meu corpo solto no ar...

Andando pelos caminhos,
tudo transborda, em mim,
as uvas se tornam vinhos,
 as flores se tornam  jardim...

Na imensidão do universo,
no silêncio absoluto,
em meu mundo submerso,
é a tua voz que eu escuto...



E o natal chegou, novamente. Não tem jeito! O Natal lembra neve, mesmo em um país tropical, com temperaturas de vulcão. O Natal é o período do ano, quando eu chego mais perto da neve. Eu sonho em conhecer a neve, em tocar a neve com as mãos...
Enquanto isto permanece na esfera dos sonhos, vamos para a cozinha, para eu inventar a minha própria neve. Aí estão os biscoitos que tem o calor da canela, o frescor da laranja, tudo coroado pela neve. Eu adoro os perfumes que atravessam as narinas e me trazem as memórias da infância, os cheiro e perfumes dos biscoitos. Esses biscoitos são tão lindos e saborosos, que podem ser um bom presente para as pessoas queridas. Eu estou dedicando estes biscoitos para você. Boa noite para você, que também acha a neve linda! Boa noite para você, que não se esquece dos seus compromissos (risos)! Boa noite para você que gosta de biscoitos! Boa noite para você, que gosta de Natal! Boa noite para você que não gosta!

Ingredientes:
115 g de manteiga
175 g de açúcar mascavo
4 colheres de sopa de xarope de bordo (maple syrup)
340 g de farinha de trigo
raspas da casca de uma laranja
1 colher (sopa) de canela
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
um ovo

Glacê:
1 clara de ovo
200 g de açúcar em pó

Modo de fazer: Em uma panela pequena, derreta o açúcar com o xarope de bordo e a manteiga, até que que fique uma mistura bem homogênea. Retire do fogo e deixe esfriar. Adicione então o ovo e misture bem. Adicione a  farinha com a canela, as raspas da laranja e o bicarbonato e amasse até obter uma massa macia e suave. Faça uma bola e deixe na geladeira por 3 horas, pelo menos. Fica melhor se a massa for feita na véspera.
Abra a massa com 1/2 cm de espessura, e corte com moldes de estrelas. É uma sugestão. Mas você pode usar moldes com forma de anjo, boneco de neve, coração. Enfim, use a sua criatividade. Preaqueça o forno a 180ºC, forre as assadeiras com papel manteiga e disponha as estrelas, com cuidado, para não deformar. Asse por 8 a 10 minutos, ou até dourar. Retire e deixe esfriar em uma grelha.
Bata a clara em ponto de neve, com picos firmes. Misture o açúcar de confeiteiro peneirada, e bata até obter a consistência de glacê. Faça desenhos nos biscoitos com o glacê, usando um saco de decorar, e complete a decoração com pérolas de açúcar. Deixe secar de um dia para outro até que o glacê fique bem seco. Guarde em um recipiente hermético. Esse biscoito dura muitos dias, quando bem guardado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário