5 de julho de 2015

CARNE DE PORCO ASSADA COM MAÇÃ E LEGUMES

Fonte e foto: Receitas de Portugal
Um frio vento uiva na minha janela,
e faz voar as bandeiras da memória,
e uma imensa saudade me atropela,
enquanto o tempo reescreve a nossa história.
É a tua voz, que ecoa em meus ouvidos,
e enquanto o vento passa e uiva, como um lobo.
você inunda a minha alma e os meus sentidos,
enquanto eu exibo esse meu sorriso bobo.
Há sentimentos, entre nós, que não se explica.
A emoção nos arrasta e nos impele.
O tempo passa, mas a nossa história fica.
O vento passa e arrepia a nossa pele.
Não é um sonho ou apenas um acaso,
essa paixão, indomável, como o vento,
é com você, e a tua alma que eu me caso,
na catedral dos poemas que eu invento.

Mais um fim de domingo! A única coisa que me encanta em um fim de domingo, é o fato de ser o fim do domingo. Eu odeio fim de domingo! ...risos...
Está fazendo muito frio, finalmente! O frio tem um apelo muito forte ao aconchego, à convivência com as pessoas queridas, às mesas fartas, com pães, queijos e vinhos, aos fondues e, ao fogo das lareiras. De novo, eu estou aqui falando das lareiras! ...risos...
Bem, já que o assunto é o calor e o fogo, a cozinha pode ser um bom lugar para um dia frio. O prato escolhido, é inspirado na cozinha portuguesa, é, também,  uma homenagem aos meus irmãos e irmãs portugueses. Saboroso e cheio de calor, é um prato muito adequado para um frio dia, como hoje.
Para os brasileiros, esse prato será acompanhado por arroz, feijão e uma salada verde. E para você? Como este prato deverá ser servido? 
Não importa qual seja o acompanhamento do prato, se nós estamos acompanhado pelas pessoas que nós amamos. Boa noite, para você que concorda comigo! Boa noite, para você que discorda! Boa noite para você que fica feliz ao meu lado, porque me ama!

Ingredientes:
1 peça de carne de porco com 1 kg 
1 kg de batatas cortadas em pedaços grandes
4 cenouras cortadas em pedaços grandes
4 maçãs cortadas em quartos
4 dentes de alho
1 folha de louro
1 raminho de alecrim
1/2 cálice de vinho do Porto
1/2 cálice de vinho branco
1 colher de sopa de margarina
1 colher de chá de massa de pimentão
Sal e pimenta

Modo de fazer:  Tempere a carne com sal e pimenta do reino, aqueça um pouco de azeite com manteiga e doure a peça de carne, de ambos os lados. Quando estiver bem corada, adicione todos os demais ingredientes, tampe a panela e cozinhe por 40 minutos, após começar a chiar. Após os 40 minutos, desligue o fogo e deixe amornar lentamente. Esse prato pode ser servido direto da panela, mas ele fica muito mais apetitoso, quando você transfere para um refratário, e leva ao forno para dourar. Sirva com uma salada verde, acompanhado de arroz branco e, se você for brasileiro, com um feijão bem temperadinho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário