17 de fevereiro de 2015

TILÁPIA CROCANTE COM CREME DE MANDIONCA



Você passou pelos meus sonhos, um certo dia,
você surgiu, de uma maneira muito estranha,
e eu senti que era você quem me seguia,
com teu olhar, da distante Alemanha...
E eu percebi um estranho sentimento,
por você, em minha noites de insônia.
e fascinada eu segui o teu movimento,
transitando pelas terras da Polônia...
E da Ucrânia, entre a paz e uma guerra,

você segue o teu destino, e  me procura,
e entre todas as pessoas desta terra,
você me vê iluminando a noite escura.
Eu aprendi a me aquecer em teu olhar,
eu descobri, sem querer, certa minúcias,
 porque você está espalhado pelo ar.
e nas geladas planícies, lá da Russia....
Mas foi somente quando você foi embora,
 absorvido na inclemência da nevasca,
que eu descobri  o imenso amor  que me devora,
e que te segue nas colinas de Nebraska...

O que faz um feriado tão longo! O tédio transformou o meu pensamento em um nômade, vagando pelo mundo. Mas não se preocupe! Hoje eu fui para a cozinha e eu me redimi das atrocidades da minha poesia. ...risos...
A tarde está terminando, depois de uma tarde de chuva. Uma maravilhosa chuva! A tarde está linda, mas você sabe, eu acho fim de domingo e fim de feriado uma tédio. Que tal tornar esta tarde mais interessante?
Vamos para a cozinha, que eu conto tudo sobre este prato. Eu usei ingredientes disponíveis, simples e baratos, para preparar uma refeição saborosa e com um jeitinho até sofisticado. Pegue o meu avental e siga-me! Isto evita que você alegue não ter avental. ...muitos risos...
Este prato ficou uma delícia, acompanhado por um arroz de coco e uma taça de vinho branco.
Vamos nós!

Ingredientes
4 pessoas

Peixe
4 filés de tilápia divididos em 2
1 dente pequeno de alho espremido
1 pitada de gengibre ralado
suco de 1/2 limão pequeno,
sal e pimenta do reino a gosto
4 colheres de farinha detrigo
1 ovo
500 g de mandioca cru ralada fino

Creme
500 g de mandioca cozinha
4 colheres de azeite de dendê
1 cebola picadinha
1 dente de alho
1/2 pimentão vermelho picadinho
1/2 pimenta dedo de moça
1 vidro de leite de coco
sal e pimenta do reino a gosto
50 g de castanha de caju triturado
1 colherinha de coentro picado bem fininho
50 g de parmesão ralado

Modo de fazer: Rale a mandioca crua, aperte bem para tirar o líquido, e seque com um guardanapo limo. Reserve.  Misture o alho, o gengibre ralado, o suco de limão, o sal e a pimenta a gosto, e tempere os filés de tilápia. Deixe tomar gosto, enquanto prepara o creme.
Bata a mandioca com o leite de coco e a castanha de caju. Em um panela, refogue o alho, a cebola, a pimenta e o pimentão,  no azeite de dendê. Junte o creme de mandioca e mexa até obter um creme homogêneo. Acerte o sal, tempere com a pimenta do reino e junte o coentro picado. Mexa bem. Unte uma refratário com manteiga e despeje o creme. Leve ao formo preaquecido, até o queijo derreter ou dourar. Você escolhe como gosta. Passe os filés de tilápia na farinha de trigo, passe no ovo batido e empane com a mandioca ralada. Aperte um pouco para a crosta colar bem. Frite em óleo quente, até ficar bem douradinho. Retire e coloque sobre papel toalha para retirar o excesso de gordura.
Retire o refratário do forno, quando o queijo estiver ao seu gosto. Arrume os files sobre o creme, no refratário, decore com ramos de ervas aromáticas e sirva com arroz de coco. É muito tudo! A casquinha fica crocante, o peixe fica macio e úmido e faz um par romântico com o creme de mandioca. Experimente! Dê o teu toque!

Nenhum comentário:

Postar um comentário