26 de fevereiro de 2015

CAMARÃO CROCANTE COM CREME DE BOBÓ

Hoje foi um dia feliz! Eu recebi a visita de minha filha e o seu marido, e eu os recebi com este prato, criado pela Chef Ana Luiza Trajano, e adaptado ao meu gosto e o gosto da minha família. Eu senti a tua falta, mas o meu convite está sempre em aberto. ...risos...
Fonte: Folha
Criação: Chef Ana Luiza Trajano
Agora, está caindo um deliciosa chuva e, eu confesso que um fim de domingo molhado é mais gostoso, porque a chuva me faz feliz por estar protegida, em minha casa.
Neste momento, o Brasil está vivendo a catarse do carnaval. Tudo em excesso. Comida, bebida e sexo. Sinceramente, eu prefiro tudo na medida. Eu gosto de degustar os prazeres da vida, com calma.
Boa noite para você que gosta de apreciar as boas coisas da vida, com calma, sem pressa. A calma acentua a percepção e intensifica o prazer. Vamos para a cozinha, preparar esse divino prato, com calma, muito prazer e uma taça de vinho branco. ...risos...

Ingredientes
2 porções

Para o camarão

8 camarões, grandes, limpos, preservando a cauda
1 dente pequeno de alho
1 pitadinha de gengibre ralado
suco de meio limão pequeno
sal e pimenta a gosto
500 g de mandioca ralada
Sal temperado
3 colheres (sopa) de farinha
1 ovo
1 litro de óleo

Para o bobó
500 g de purê de mandioca
1/2 pimentão vermelho picadinho
1 cebola média
1 dente  de alho
50 g de castanha-de-caju triturada
50 g de castanha-de-caju para decorar
1 pimenta pimenta-dedo-de-moça bem picadinha
1 vidro de leite de coco
100 ml de azeite de dendê
200 ml de bisque de camarão. Eu fiz com o meu caldo de camarão.
Sal e pimenta
1 colher (chá) de coentro bem picadinho.

Modo de fazer:  Rale a mandioca fino e, com um pano, aperte para tirar toda a água. Tempere o camarão com o alho amassado, o gengibre, o suco de limão, o sal e a pimenta do reino, a gosto. Deixe tomar gosto por alguns minutos.
Enquanto isso, prepare o creme de mandioca. Refogue a cebola, o pimentão e uma colher de chá de coentro bem picadinho. Eu não gosto muito de  coentro, por isso eu uso em doses mínimas, apenas para realçar o sabor.
 Passe os camarões na farinha de trigo,  passe no ovo e empane com a mandioca ralada. Frite no óleo não muito quente para cozinhar o camarão e ficar com a mandioca crocante por fora. Eu gosto de usar a fritadeira elétrica, que mantém o óleo em temperatura constante. Retire quando estiver dourado e coloque sobre papel toalha, para retirar o excesso de óleo.
Monte o prato, fazendo o fundo com o bobó, coloque o camarão sobre ele, decore com brotos e castanhas de caju. Sirva com arroz-de-coco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário