14 de janeiro de 2015

ARROZ CROCANTE COM TENDER E CASTANHAS DO BRASIL



Depois de um dia de infernal calor, a noite começou com uma feroz tempestade, com muitos raios e 
trovões. Neste momento, eu estou ouvindo, ao longe, o estrondo dos trovões e, eu não sei porque, 
eu sempre sinto uma estranha sensação de felicidade, quando eu ouço o som da tempestade, ao longe.
Nós estamos vivendo tempos difíceis, com água escassa e os reservatórios vazios, no auge da temporada de chuvas. Já está sendo cogitado que as reservas de água que abastecem 15 milhões de almas, serão esgotadas até Março. Nós, os brasileiros, sempre acreditamos em um jeitinho de resolver problemas sem planejamento, mas com a água, é diferente. Não se pode inventar água, não se pode fabricar água potável e, sem água, somos todos miseráveis. Talvez por isso, a chuva de hoje tenha tanto significado. Boa noite, para você que tem água de sobra! Boa noite para mim, que estou preocupada com a falta da água. Vamos para a cozinha?
Eu estou continuando a saga "como utilizar, com classe, os restos das festas". ...risos...
O prato de hoje, é uma saudável e rico arroz feito com tender e castanhas, portuguesas e do Brasil.
Pegue o teu avental e siga-me! Um dia eu ainda quero ver você de avental, achando muito divertido cozinhar comigo. 

Ingredientes
1 colher (sopa) de cebola ralada
1 xícara (chá) de arroz integral
1 colher de caldo de legumes em pó
3 xícaras de caldo do cozimento dos legumes.
1 colher (sopa) de cebola ralada
300 g de tender picado em cubinhos
1 xícara (chá) de couve flor cozida al dente e picadinha
1 xícara (chá) de cenouras em cubinhos, cozida al dente
2 colheres (sopa) de salsa picada
100 g de castanha portuguesa
100 g de castanha do Brasil (castanha do Pará) picadinha
6 colheres de azeite extravirgem
1 xícara (chá) de amêndoas laminadas

Modo de fazer:  Em uma panela de pressão, refogue a cebola, junte o arroz, junte o caldo de legumes em pó e adicione 3 xícaras (chá) do caldo do cozimento dos legumes. Feche a panela e cozinhe o arroz em fogo baixo, por cerca de 25 minutos. Em uma panela à parte, refogue a outra colher de cebola e deixe dourar. Acrescente o tender e a calda e refogue até dourar. Misture os legumes em cubos, a  castanha do Brasil já picado  e o arroz já cozido e misture, delicadamente. Em um refratário untado com manteiga, faça uma camada do refogado, polvilhe com uma camada de castanhas portuguesas e cubra com  o refogado restante. Polvilhe com as amêndoas laminadas e leve ao forno preaquecido a 180º C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário