8 de dezembro de 2014

GRATINADO DE ABOBRINHA E PRESUNTO

Uma  linda, morna e silenciosa tarde de feriado.
Os passarinhos estão silenciosos, os meus cachorros estão dormindo e o sol atravessa a minha sala, sem medo de ser feliz. Neste silêncio, eu ouço o som do meu próprio coração. O meu coração se manifesta, furioso, enquanto tudo está em paz. O meu coração somente se acalma, se você está por perto, mas quando você está por perto, o meu coração canta, como um louco. Rindo, eu concluo que o meu coração é um louco, mas ele está vivo e vibrante. Você faz o meu coração ficar louco, mas eu nunca fui tão feliz. Eu concluo, então, que os corações devem mesmo ser loucos.
Eu sei que a cozinha não é um adequado lugar para sonhadores e loucos, mas é que os loucos e sonhadores tem de um maravilhoso poder: eles eles se adaptam em qualquer ambiente. Até mesmo na cozinha. ...risos...
Eu estou muito boazinha hoje! Vamos para a cozinha! Pegue o teu avental e siga-me. Talvez o teu coração também seja um louco. ...mais risos..
O  prato de hoje é um simples prato italiano. Um clássico gratinado de abobrinha e presunto, que pode ser usado como um acompanhamento, mas também como um saudável  prato principal. Sorria! Eu pensei em tudo!

Ingredientes

500 gramas de abobrinha
130 gramas de presunto cozido
100 ml de creme
2 ovos
150 ml de leite
60 g Emmenthal ou outro queijo similar
30 gramas de queijo parmesão ralado
1 dente de alho
noz-moscada
manjerona, orégano
azeite de oliva extra virgem
sal a gosto

Modo de fazer: Corte a abobrinha e cubos. Em uma panela, aqueça o azeite e doure o alho. Acrescente os cubos de abobrinha e refogue, temperando com  manjerona, orégano e adicionando um pouco de água. Cozinhe, tendo o cuidado de deixá-las crocantes Em uma tigela, bata os ovos, o creme de leite, leite, sal e uma pitada de noz-moscada. Coloque a abobrinha na parte inferior de um refratário untado com manteiga e com cerca de 20 cm de largura, com lados altos. Adicione o presunto cortado em pedaços, despeje o conteúdo líquido da tigela e o queijo cortado em cubos.
Polvilhe a superfície com queijo parmesão ralado. Asse por 30 minutos em forno quente a 180 ° e retire quando estiver dourado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário