12 de dezembro de 2014

ROSCA SICILIANA DE NATAL


Noite linda de dezembro. Depois de uma maravilhosa tempestade, o ar está fresco e limpo, e as árvores tem a aparência relaxada e linda de uma mulher depois do amor. Depois de meses sem chuva, a paisagem está em estado de graça. Há perfume no ar, há uma vibração no ar. Há uma explosão de vida. Há coisas essenciais para os seres vivos. Eu na minha modesta condição de ser vivo, a água e você são essenciais. ...risos...
Eu estou impregnada pelo espírito de Natal. E com este espírito, eu fui buscar, lá nas minhas origens italianas, as tradicionais receitas de Natal.
Na Sicília, o Buccellato é uma doce tradição de Natal. É uma saborosa e rica rosca, muito calórica, devido às gorduras da massa e das nozes, muito adequadas ao clima frio da região. Coberta com mel quente, ele tem um brilho maravilhoso. Esta receita é para você, que está em um lugar frio.
Vamos para a cozinha? Vamos celebrar a vida, porque a vida é uma festa!








Ingredientes
massa

500 g de farinha
4 ovos
200 g de banha de porco (ou 200 g de manteiga amolecida)
200 g de açúcar
100 ml de leite
20 g de amoníaco
casca de 1 de limão ralada

Recheio
100 g de abóbora (frutas cristalizadas, em alternativa)
300 g de figos secos
100 g de uvas passas
50 g de avelãs
50 g de amêndoas
200 g de nozes
100 g de casca de laranja cristalizada
1 colher (café) de cravo moído
4-5 colheres de sopa de mel
Frutas cristalizadas mista para decoração

Modo de fazer: Misture bem as passas, os figos secos picados, as avelãs e amêndoas descascadas e cortadas, a casca de laranja cristalizada picadas, em cubos,  e as nozes picadas grosseiramente, a  abóbora picadinha, misture tudo e reserve.
Prepare a massa, misturando a farinha com o açúcar. Em uma tigela grande, bata 3 ovos com a banha ou a manteiga e as raspas de limão.  Adicione o sal amoníaco no leite e junte aos ovos. Adicione a farinha, aos poucos, até obter uma massa homogênea. Deixe descansar a massa por alguns minutos e abra a massa bem fina. Polvilhe com a mistura de frutas cristalizadas, enrole e feche em um anel. Coloque em uma assadeira com furo no meio, untada e enfarinhada. Pincele com um ovo batido asse em forno preaquecido por 30 minutos, aproximadamente, em forno aquecido a 220º C. Depois de frio, desenforme, regue com 5 colheres de mel aquecido e decore com frutas cristalizada. É lindo, é delicioso, é siciliano. Ah! As pombinhas da decoração eu fiz com uma sobra de massa, cortada com o molde de pombinha. Eu assei separado e colei, depois de regar com mel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário