18 de outubro de 2014

LASANHA DE CAMARÃO E MOLHO BRANCO

Fonte: Receitas de Portugal
Eu não sei se Deus quis me premiar ou  me punir, quando ele colocou, em minha mente, o pensamento racional com parcimônia, e a paixão em cachoeiras. Tudo para mim é caudaloso, intenso, profundo, vibrante, colorido, perfumado, saboroso...Talvez, na sua suprema sabedoria, Deus feito você e eu como partes de algo único: você e metade que pensa, eu sou a metade sente. Talvez por isso eu tenha tanta certeza de que nós poderemos  viver separados, mas somente juntos poderemos ser deliciosamente felizes. Somente juntos poderemos voar com as águias e os falcões, pisar em estrelas a beira mar, pescar peixes coloridos, nadar com os golfinhos, em águas calmas e mornas, despertar os sentidos com banhos gelados de cachoeira, namorar à luz da lua, e descansar do peso mundo, sobre areias brancas e finas, em silêncios encantados, respirando juntos, em quase beijos...Talvez nos sejamos duas metades que se fundem quando se tocam...

Não é culpa minha! Eu acho que o calor cozinhou o meu cérebro! ...risos....
São  40 graus no termômetro, mas uma sensação térmica de  4.000 graus. O calor está derretendo tudo! O chocolate, a vontade de se fazer qualquer coisa. Felizmente, a mangueira do jardim sempre ligada, me permite refrescar o corpo com pouca água, porque a água também acabou. Os reservatórios estão vazios. Estamos precisando de alguém com prática para  fazer a dança da chuva. Saberia você .a dança da chuva? ...risos....
Vamos para a cozinha, para nós equilibramos as coisas. Rindo, eu acho que vamos ter que comer essa magnífica lasanha gelada. Não! Eu acho melhor eu mudar de hemisfério. Em algum lugar do mundo deve estar ar deve estar mais fresco. Está mais fresco, aí? ...risos...


Ingredientes
400 g de massa de lasanha
4 xícaras (chá) de mussarela ralada grossa
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso

Molho de camarão
½ kg de camarão limpo
suco  de 1 limão
Sal a gosto
4 colheres (sopa) de azeite
2 cebolas médias picadas
3 dentes de alho amassados
3 xícaras (chá) de molho de tomate
4 tomates sem pele e sem sementes picados
2 cubos de caldo de camarão
1 xícara (chá) de água quente
½ xícara (chá) de salsa picada
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto.

Molho Branco
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de trigo
½ litro de leite
noz moscada ralada a gosto
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer:  Tempere os camarões com o suco de limão e o sal, e reserve. Aqueça o azeite numa panela, refogue a cebola e o alho, acrescente o molho de tomate, os tomates, o caldo de camarão dissolvido na água e deixe no fogo médio, para  apurar, por 10 minutos. Por fim, acrescente os camarões temperados, a salsa, o sal, a pimenta-do-reino, misture e deixe por mais 5 minutos. Reserve. Em outra panela, aqueça a manteiga e doure a farinha de trigo. Retire do fogo e despeje o leite de uma vez, mexendo sempre para não empelotar. Retorne ao fogo, até que engrosse. Tempere o molho com a noz moscada, o sal e a pimenta-do-reino. Reserve.
Em um refratário, coloque uma camada do molho branco, uma de massa, uma de molho de camarão, uma de queijo tipo mussarela e, por fim, uma camada de molho branco. Repita a seqüência até completar o refratário, finalizando com a camada de molho branco. Salpique o queijo tipo parmesão e leve ao forno pre aquecido a 200 º C,  por cerca de 20 minutos ou até que fique gratinada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário