31 de março de 2014

CREPES DE BETERRABA COM CREME DE RICOTA E COGUMELOS

Uma tempestade se aproxima, no horizonte. Os trovões, soando distantes, me trazem um certa tristeza. É uma tristeza indefinível, como a tristeza que eu sinto, quando eu vejo os golfinho passando em grupos, no mar, e indo embora, me deixando para trás.
O meu coração quer saber onde moram os trovões, para onde vão os golfinhos e onde está você. ...risos...
Depois de tantas inquietudes e diante de um céu cinza e ameaçador, eu tiro, do meu saco de bondades, este colorido, saboroso e saudável prato, porque eu quero que você viva eternamento. ....risos...
Este prato é para você que gosta de comida linda, leve  e saudável, para você que gosta de comida. Este prato é para  que quer viver eternamente, ou  para você não pensa na vida. Vamos para a cozinha, porque quando a tempestade passar nós estaremos com fome ....risos...

Ingredientes:
1 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de farinha de trigo
4 ovos
1 beterraba cozida
2 colheres (sopa) de azeite
sal a gosto

Recheio: 120 g de ricota amassada
1 caixinha de creme de leite leve (200 g)
200 g de cogumelos paris frescos.
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de azeite
sal e pimenta do reino, a gosto.

Modo de fazer: Bata a beterraba com a água, junte os demais ingredientes da massa e bata até obter um creme líquido. Frite a  massa em uma frigideira antiaderente, colocando uma concha da massa e rodando a frigideira, até obter um disco fino. Frite dos dois lados, repetindo a operação, até acabar a massa.
Lava bem os cogumelos e pique em fatias.Leve uma frigideira ao fogo, com duas colheres de azeite, doure o alho esmagado e refogue os cogumelos, acerte o sal e tempere com pimenta do reino,  cozinhando por 10 minutos ou até ficar macio. Separe a metade, pique em cubinhos e reserve. Bata a metade dos cogumelos no liquidificador ou processador de mão. Amasse a ricota com o creme de leite, em uma panela, junte o cogumelo batido e leve ao fogo baixo, até encorpar. Misture os cogumelos picados e misture bem. Espalhe o recheio na metade do disco, dobre pela metade e torne a dobrar, até obter um triângulo. Repita a operação e arrume os crepes em um prato refratário. Leve ao forno preaquecido a 180º C, por alguns minutos, para aquecer, e sirva com uma fresca saladinha verde, de alface, agrião e rúcula. Um luxo! ...risos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário