3 de março de 2014

CAMARÃO COM CATUPIRY GRATINADO COM CREME DE MANDIOCA

Eu sei que a paz entre os homens é uma utopia. Sempre irá existir tensão entre os seres humanos, por diferentes razões e por um objetivo comum: o poder. Então, se a paz na terra é um sonho impossível, cada dia se torna mais vital que cada um de nós encontre a sua paz interior. Por todos os motivos e por nenhum motivo, eu encontro a minha paz em você. Eu encontro a minha paz nas pequenas maravilhas que a vida me oferece, no sorriso de quem eu amo, e ao redor de uma mesa, povoada pelos rostos queridos. Rindo, eu estou convidando você, que também procura a paz, mas se diverte com as confusões da vida, para uma perigosa aventura. Vamos para a cozinha? ...risos...
O prato de hoje, tem um pé na cozinha caiçara e é a paixão do meu filho. O camarão com catupiry e o creme de mandioca casam-se perfeitamente. Servido com um arroz branco, salpicado com batata palha, uma fresca salada e acompanhado por um bom vinho branco, é uma festa que merece ser compartilhada, em paz. ...risos...

Ingredientes:
Purê
1 kg e mandioca cozida e amassada
4 colheres (sopa) de manteiga
400 ml de creme de leite
sal e pimenta do reino, a gosto

Camarão:
500 g de camarões médios limpos
3 colheres (sopa) de suco de limão
3 colheres (sopa) de azeite
1 xícara de cebola picadinha
1 dente de alho
4 colheres de conhaque
1/4 de xícara (chá) de extrato de tomate
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
1 colher (chá) de açafrão
1 xícara (chá) de requeijão tipo Catupiry
Cheiro-verde e queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de fazer: Misture a mandioca com a metade da manteiga, o creme de leite e o sal.
Tempere os camarões com o suco de limão, o sal e a pimenta. Aqueça o azeite com duas colheres de manteiga, frite a cebola, o alho, o camarão, reservando o seu tempero. Junte o conhaque e refogue por 1 minuto. Retire os camarões e reserve. Junte o extrato de tomate na panela da fritura, e refogue. Junte o creme de leite, o açafrão e o tempero do camarão que foi reservado. Cozinhe até levantar fervura, mexendo, até incorporar todos os ingredientes. Junte o requeijão, os camarões e cozinhe por 2 minutos. Coloque o camarão em um refratário, e salpique com cheiro verde. Cubra com o purê de mandioca e polvilhe com queijo parmesão ralado. Leve ao forno preaquecido, e asse até dourar. Retire do forno e sirva acompanhado de arroz branco, e uma salada verde. Eu adoro polvilhar o gratinado com batata palha bem crocante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário