10 de janeiro de 2014

RAVIOLI DE RICOTA E BETERRABA


Há coisas que eu gosto, há coisas que me fascinam, mas há coisas que me emocionam, porque elas passam pelo olfato e pela visão e elas chegam ao fundo da minha memória e da minha emoção. Eu estava regando as minhas plantas, sob a luz de uma meia-lua e das estrelas. Quando eu reguei o canteiro de hortelã, ele liberou, generosamente o perfume.
O perfume de hortelã misturou-se com o cheiro da baunilha da orquídea Catleia e com o perfume do jasmim. De repente, o escuro da noite foi iluminado pelas minhas lembranças. Algumas são lembranças de infância, outras são lembranças de momentos que eu nunca vivi. Eu divido com você, a magia deste momento. Há cheiro de hortelã em minhas mãos, há  um cheiro de sonhos no ar. Boa noite, linda noite para nós sermos felizes. Boa noite para uma celebração! Vamos para a cozinha, porque o prato de hoje é perfumado e saboroso. O Casunzei All`Ampezzana, é uma espécie de ravioli, recheado com ricota e beterraba, uma inusitada mistura, para os nossos hábitos alimentares. Mas é isto que faz a vida valer a pena. Experimentar novos sabores, apaixonar-se por novas sensações. A cozinha é um espelho de vida.
Pegue o teu avental e siga-me, porque hoje, como todos os dias, é dia de celebrar a vida!

Ingredientes:
800 g de farinha de trigo
200 g de farinha de trigo de grano duro
8 ovos caipiras
4 gemas de ovos
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (chá) de sal

Recheio:
200 g de beterraba vermelha cozida
200 g de ricota
1 batata média cozida
2 colheres de sopa de farinha de rosca
1 ovo pequeno
meia cebola picadinha
1 colher (chá)  de manteiga
azeite extra-virgem


para o molho :
manteiga derretida
queijo parmesão ralado
1 maço de sálvia
sementes de papoula ou gergelim preto

Modo de fazer:  Faça um pequeno monte com as farinhas, e abra um buraco no centro. Bata os ovos com as gemas, uma pitada de sal e o azeite e despeje no centro do monte de farinha. Vá incorporando do centro para as bordas, até obter uma maça homogênea, macia e elástica. Faça uma bola e envolva com filme plástico. Deixe repousar por 30 minutos.
Prepare o recheio, processando todos os ingredientes do recheio.
Abra a massa com o cilindro ou com o rolo, até a massa ficar bem fina. Faça os raviólis em forminha próprias. Você pode fazer manualmente, mas é muito trabalhoso fazer tanto pastelzinho sem a ajuda das forminhas.....risos...
Cozinhe os raviólis com bastante água fervente e levemente salgada, escorra e reserve.
Derreta a manteiga junto com a sálvia, até liberar o perfume e misture os raviólis. Polvilhe com parmesão ralado e sementes de papoula ou  gergelim preto e sirva quente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário