19 de dezembro de 2013

TORTA DE BERINJELA

Foto: programa Mulheres
A vida, às vezes dói, como um corte de navalha,
às vezes, o sonho derrete e tudo o que eu tento, falha.
Tudo parece acabar, se a minha mente se atreve,
e a vida,se torna fria, como um punhado de neve...
Sem nenhuma piedade, a vida às vezes machuca,
Ela arrasta, ela inunda e ela invade,
e sem dó,  ela atira na nuca.
A vida é amarga, às vezes, é uma taça de fel,
às vezes é indiferente, outras vezes é cruel.
Mesmo assim, a vida é  bela,
sagrada, como a capela,
onde eu guardo o meu amor.

Se a vida tem tantas faces e nenhuma perfeição,
se a vida tem tantas sombras e tem tanto colorido,
eu sei que ela faz sentido,
quando eu toco em tua mão...
Eu sei que vida transborda,
e inunda o meu sonho impreciso,
sempre que você acorda
e eu vejo o teu sorriso...

Um deslumbrante dia de quase verão! Por este singelo motivo, eu estou postando esta colorida receita, que pode ser consumida fria.. Rindo, eu confesso que as minhas bobas reflexões sobre a vida podem ser indigestas, mas, de repente, você pode sorrir. Eu juro, o teu sorriso vale a vida! ...risos...
Vamos para a cozinha? 

Ingredientes da massa:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3/4 xícara (chá) de margarina com sal
1 gema
1 colher (sopa) de leite
1 colher (café) de sal
1 colher (café) de fermento em pó

Ingredientes do recheio:
2 berinjelas em fatias passadas em farinha de trigo e fritas. Eu prefiro pincelar as fatias com azeite e grelhar em uma chapa de pedra ou de ferro.
200 g de queijo prato ralado
100 g de linguiça calabresa fatiada e frita
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de cheiro verde
orégano e temperos a gosto
3 xícaras (chá) de creme branco
3 claras em neve
1 xícara (chá) de parmesão ralado


Modo de fazer: Misture todos os ingredientes secos e misture bem. Junte a margarina e faça uma farofa. Adicione a gema e o leite, e amasse bem, até obter uma massa maleável e que solte das mãos. Abra a massa e forre uma forma de fundo removível.
Bata as claras em neve e adicione, delicadamente, ao molho branco. Coloque uma camada de berinjela no fundo do torta, espalhe um pouco do molho branco, salpique com queijo ralado e cheiro verde, espalhe fatias de linguiça e repita a operação até acabar o recheio. Cubra com o molho branco restante, salpique com queijo parmesão ralado  e leve ao forno pré-aquecido a 180º C, até ficar dourada. Sirva quente ou fria.




Nenhum comentário:

Postar um comentário