16 de dezembro de 2013

GRATINADO DE LEGUMES E QUEIJO

Fonte: giallo zaferano
É como andar vendada, à beira do abismo,
caminhando, às cegas, em chão desconhecido,
é como um louco sonho, com toques de erotismo,
é uma  voz distante, que fala ao meu ouvido...

É uma quase uma dor, um quase sofrimento,
a mágica mistura de êxtase  e de  enlevo,
e torna quase eterno, este fugaz momento,
e dá sabor e cor a tudo o que eu escrevo.

Assim é, para mim, este pungente amor, 
uma longa trajetória, ousada e indefinida,
ele é o vibrante  som da batida do tambor,
e ele desperta os meus sentidos para a vida....

Uma mágica noite de lua cheia. Uma lua tão linda me transporta para as mais misteriosas regiões do meu pensamento. Sem nenhum medo, eu transito pelas noites de luar no Rio Negro, e eu assisto, novamente, a mágica noite com duas luas, no lago da Boca do Rio Juma,  na Amazônia. Enfeitiçada, a minha imaginação me leva a uma noite  de lua cheia , refletida sobre a neve, em Cabul, com os lobos famintos, vindo do Indu Kushi. Rindo, buscando alimento pelas ruas. Rinco, eu penso que esta cena que me enfeitiçou, foi uma noite em uma Cabul de 1948, quando eu nem sonhava em nascer.
A lua cheia é um elemento de conexão, entre as pessoas que estão separadas pela distância, mas unidas pelos sentimentos.
Vamos para a cozinha? Hoje, com as janelas e portas abertas, para que os perfumes da noite e a luz do luar possam entrar. O prato de hoje é saboroso, nutritivo e simples, e traz o gosto de uma noite de luar na Toscana.

Ingredientes:
50 g de Parmigiano Reggiano ou o queijo parmesão disponível
300 g de queijo provolone defumado
sal e pimenta a gosto, sempre lembrando que os queijos são salgados.
2 abobrinhas cortadas finas, no sentido do comprimento
3 batatas cortadas em fatias finas
1 berinjela cortada em fatias finas, no sentido comprimento
2 pimentões vermelhos
1 colher (sopa) de  azeite de oliva

Modo de fazer: Descasque as batatas e corte em fatias finas e regulares, coloque-as em uma panela com água e ferva por 15 minutos. Deve ficar macia, mas al dente.
Quando as batatas estiverem macias , escorra e reserve. Corte as berinjelas e as abobrinhas em fatias finas, no sentido longitudinal.
Lave os pimentões, corte o cabo e retire as sementes e miolo e corte em 4 pedaços. Em seguida, corte o queijo em fatias. Unte um refratário com manteiga e forre o fundo com as fatias finas de batatas, levemente temperadas com sal e pimenta-do-reino. Em seguida , coloque o queijo e polvilhe com o queijo parmesão  Disponha a abobrinha  sobre o queijo defumado, repita a operação, para as camadas de berinjela e de pimentão e feche a torta com uma camada de batatas , sal e pimenta.  Polvilhe com um punhado generoso de queijo parmesão. Asse em forno  pré-aquecido a 180 º C, por 1 hora e 20 minutos, até que esteja cozido e levemente dourado. Retire do forno e sirva morno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário