26 de dezembro de 2013

ROSCA RAINHA

Fonte: Receitas de Portugal
Uma quente tarde de verão. Uma ressaca emocional me invade. O Natal foi embora, o meu filho foi embora, a minha filha foi embora. Ainda bem que você ficou! Eu duvido que haja alguém no mundo com alguma vontade de comer, depois de tanta comida disponível, mas, para nós não perdermos o hábito, vamos para a cozinha. Aqui está uma perfumada versão do original dos meus irmãos portugueses. Esta é a minha tradução com a adaptação aos produtos brasileiros disponíveis.
Vamos para a cozinha, porque não existe nada mais delicioso do que amassar essas elásticas e macias e sensuais massas de pão. Não há nada mais delicioso  e sedutor, do que o perfume deste pão espalhado pelo ar. Vamos para a cozinha, porque hoje o pão é perfumado e é português, mas o calor da receita é brasileiro. ...risos...

Ingredientes
120 ml leite morno
25 ml sumo laranja
25 ml vinho do Porto
3 colheres (sopa) de manteiga derretida
3 gemas
5 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
raspa de 1 laranja e 1 limão
425 g farinha trigo
1 envelope de fermento biológico seco
300 g frutos secos (pinhões, nozes, avelãs e amêndoas)
1 xícara de doce de gila ou geleia de maçã. Eu gosto de rechear com geleia de damasco, mas eu não uso a canela, neste caso.
canela em pó a gosto
1 gema para pincelar
geleia de damasco para pincelar.
açúcar em pó papa polvilhar


Modo de fazer:  Misture o fermento seco com a farinha. Em uma tigela grande, junte o leite, o suco de laranja, o vinho do Porto, a manteiga derretida, as gemas, o açúcar, o sal e as raspas de laranja e limão. Bata até obter um creme homogêneo e acrescente, aos poucos, a farinha de trigo com o fermento. Amasse até obter uma massa elástica e macia. Cubra a tigela e deixe a massa descansar, até dobrar de tamanho. Leva cerca de 40 minutos a uma hora. Depois de levedar, misture as frutas secas, abra a massa em um retângulo, distribua o doce ou a geleia, polvilhe com canela a gosto e enrole muito bem e feche no formato de um anel. Coloque em uma assadeira redondo, untada e enfarinhada. Pincele a rosca com gema batida e decore com frutas secas. Coloque no forno a 50ºC para a massa crescer,  até duplicar novamente de volume. Depois disso, passe a temperatura para 180ºC e deixar o bolo assar por uns 25 a 30 minutos. Retire do forno, pincele com geleia e polvilhe com açúcar em pó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário