2 de setembro de 2013

FILÉ DE BADEJO GRATINADO

Sentada no topo do mundo, diante de uma fabulosa paisagem, eu estou sentindo o cheiro de floresta misturado com o cheiro do mar. Eu sorrio, distraída, olhando para o vazio. Eu estou me lembrando dos cheiros que me fazem viajar no tempo, perfumes que me deixam tonta, que me tiram do chão...Eu penso no cheiro doce e intenso do jasmim, numa noite de lua; no cheiro do amanhecer na floresta, no cheiro do pau d`alho e o cheiro de musgo depois de uma chuva. Eu me lembro do cheiro e da acidez do limão cortado, dos perfumes de um bom vinho, do Chanel 5 impregnado na pele, o perfume da lavanda depois do banho, o cheiro dos lençóis depois de uma noite de sono, o cheiro do chocolate no café da manhã, do hortelã depois da rega. Minha memória gira como um caleidoscópio de tantos cheiros e perfumes... Nenhum cheiro, nenhum perfume neste mundo, porém, pode ser mais inebriante, delicioso, apaixonante do que o teu cheiro.
Rindo, eu penso que eu tenho uma ligação muito forte com as sensações e as memórias olfativas. Mas eu creio que ninguém resiste ao cheiro maravilhoso que se espalha pelo ar, quando se faz um divino prato de comida. Vamos para a cozinha? Quem sabe na cozinha, a gente esqueça de outros cheiros e perfumes. ...risos...

Ingredientes
4 porções
800 g de filés de badejo
suco de 1 limão
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 pimentão vermelho fatiado
1 pimentão verde fatiado
1/2 xícara (chá) de leite de coco
1 copo de requeijão cremoso
2 tomates sem pele e sem sementes, picado em cubinhos.
Salsa picadinha a gosto
2 colheres (sopa) rasas de margarina ou manteiga

Modo de fazer: Tempere o filés com o suco de limão, sal e pimenta-do-reino moída. Eu gosto de uma raspinha de gengibre.  Corte os pimentões em tirinha e reserve. Unte um refratário com a manteiga ou margarina e cubra o fundo com os pimentões picados. Coloque os filés de badejo temperados sobre os pimentões e leve ao forno preaquecido por alguns minutos, para um pré-cozimento. Retire do forno, regue com o leite de coco, cubra com o requeijão e salpique com os tomates picadinhos. Leve ao forno para gratinar. Depois de pronto, polvilhe com salsinha e decore a gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário