6 de agosto de 2013

TORTA DE RICOTA DIET

Vasta noite preenchendo a imensidão,
com os meus sorrisos, meus sonhos e desejos,
com a magia aprisionada em tua mão,
e o meu corpo estrelado com os teus beijos...

Vasta noite, com um céu tão estrelado!
O meu pensamento atravessa a escuridão,
e eu me deito, docemente, ao teu lado,
e você enche de estrelas, a minha mão...

A noite está chegando, com um poente espetacularmente incendiado. Eu estou rindo, porque eu gosto de cozinhar, mas eu tenho um sério defeito. Eu escrevo poesia. Não! Em verdade é a poesia que me escreve. É uma maldita herança genética. ...risos... Meu pai transmitiu essa escravidão do ritmo das palavras e da rima. Eu sou uma sonhadora confessa, mas na cozinha, a minha paixão é real. Cozinhar pode ser uma poesia concreta, mas também pode ser um largo gesto de carinho. Este prato é um saboroso gesto de carinho para as pessoas que tem diabetes. Este doce é bom para todo mundo, mas é muito bom para quem tem restrições com o açúcar. Sorria e venha para a cozinha comigo, porque o doce de hoje, não tem açúcar....

Ingredientes:
1 xícara (chá) de leite em pó desnatado
3/4 de xícara (chá) de água fervendo
1 colher (sopa)  cheia de adoçante culinário
1 1/2 colher (chá) de margarina light
1 xícara (chá) de leite desnatado
1/2 copo de iogurte natural desnatado
500 g de ricota fresca amassada
5 gemas
5 claras em batidas em neve
1 colher de chá de baunilha
1 xícara (chá) de uvas passas polvilhadas com farinha (opcional)
raspas de limão, a gosto.

Modo de fazer: Bata,  no liquidificador, em velocidade média, por 3 minutos,  o leite em pó, a água, o adoçante e a margarina. Espere esfriar e adicione a ricota, o leite, o iogurte, as gemas e a baunilha, batendo até ficar homogêneo. Junte as passas e a raspa de limão, misturando delicadamente, as claras batidas em neve ao creme. Unte uma assadeira pequena com margarina light e coloque o creme e leve para assar, em forno médio, preaquecido, por 50 minutos, ou até você inserir um palito no centro da assadeira e o palito sair limpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário