8 de agosto de 2013

PANQUECA VERDE VEGANA

Fonte: Folha
A natureza, como um ser vivo, tem seus ciclos. Movendo-se entre noites e dias, entre dias e meses, entre meses e anos, a natureza nos arrasta com as suas diversas energias. Não há nada mais espetacular do que a passagem do inverno para a primavera. Há uma energia quase tangível no ar! A vida explode em novas folhas, flores, ninhos, ovos, perfumes e cores. Neste período, até o vento tem cor. É tempo de vento azul! É impossível  eu ficar indiferente diante da avassaladora força da vida. É impossível eu não sorrir, de olhos fechados, e eu aspirar, no ar de quase primavera, a tua presença. Vamos cozinhar, nesta magnífica tarde de inverno tropical, sob um incandescente céu, um prato da cozinha vegana. Um prato saudável, colorido e delicioso. Na alimentação vegana, o objectivo é não consumir produtos de origem animal: carne, peixe, lacticínios, ovos, mel e outros ingredientes de origem animal. Esta  receita e uma prova que a alimenta vegana, pode ser linda, saborosa e nutritiva. Pegue o teu sorriso e siga-me, porque hoje a vida está explodindo em cores e beleza....

Ingredientes da massa:

1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de fécula de batata
1 e ½ xícara de água
1 xícara de talos ou folhas orgânicas (de cenoura, beterraba, couve etc)
½ xícara de óleo de girassol
Sal a gosto

Recheio:
1 xícara de cascas de berinjela orgânica
5 tomates orgânicos
1 dente de alho amassado
2 colheres de sopa de cebola ralada
1 colher de chá de páprica doce (opcional)
1 colher de chá de açúcar demerara orgânico ou melado de cana
1 colher de sopa de óleo de girassol
Azeite extra virgem a gosto
Sal a gosto
Orégano a gosto

Modo de fazer: Massa: Coloque  os talos no liquidificador, acrescente a água e bata até a mistura ficar homogênea. Acrescente os demais ingredientes da massa, bata bem e reserve.
Prepare o recheio, Bata os tomates no liquidificador até ficarem líquidos. Despeje em uma panela, leve ao fogo e deixe apurar até obter a consistência de molho de tomate. Em outra panela com o óleo, doure a cebola e o alho, até dourar. Junte as cascas de berinjela e refogue até ficarem macias. Junte o purê de tomate, tempere com a páprica doce, o açúcar demerara ou melado e o sal. Deixe ferver, desligue o fogo e tempere com azeite e orégano a gosto. Frite a massa  nos dois lados, em uma frigideira antiaderente, de preferência. Recheie as panquecas e sirva quente. Sempre fica mais bonito e apetitoso, se você decorar com um pouquinho de molho e um raminho de salsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário