30 de abril de 2013

PASSATELLI IN BRODO

Todos os dias eu entrego a você, um amor novinho em folha, a minha alma, cheia de virgens floresta,
e o meu coração batendo como sinos de catedral.
O meu coração desperta o dia, com uma olímpica alegria de viver. Eu sorrio, um novo sorriso e, diante de mais um dia,  eu entrego a você o meu coração,
porque, neste novo mundo, o meu coração ainda é teu!


Hoje, a minha alma italiana foi para a cozinha. ...risos...
Aqui estou eu, apresentando uma outra versão do passatelli, este, sem carne e com raspas de limão. Sem tirar o mérito do Passatelli di Urbino, este é o meu predileto. Vamos para a cozinha, porque este caldo, com o seu delicado sabor, vai muito bem em uma noite de outono. Pegue o teu espírito de aventura e siga-me ...risos...

Ingrediente
120 g de parmigiano reggiano ralado 
3 ovos
casca ralada de ½ limão siciliano
sal  e noz-moscada ralada a gosto
1 litro de  caldo de carne
30 g de tutano (opcional, mas tradicional)
120 g de pão duro  ralado

Modo de fazer: Prepare um caldo de carne e deixe cozinhar por pelo menos 2 horas um pedaço de carne, que pode ser bovina ou frango, 1 talo  de aipo, 1 cenoura, 1 cebola pequena e um tomate em 4 litros de água. Quando o caldo estiver pronto,  bata os ovos em  uma tigela e, em seguida,  adicione o queijo parmesão ralado, pão ralado, sal, noz-moscada, pimenta e casca de limão ralada, evitando a parte branca que torna o prato amargo.  Misture bem os ingredientes até a mistura ficar firme, mas elástica. Se ficar muito firme, adicione um pouco de caldo para amaciar.  Se ficar muito mole, acrescente um pouco mais de farinha de rosca. Deixe repousar por 5 minutos. Coloque a pasta dentro de um espremedor de buracos largos, aperte e corte a massa a cada 4 cm, sobre um guardanapo limpo, sem superposição, para não grudar. Leve o caldo ao fogo para ferver. Vá colocando porções do passatelli e cozinhe, como o nhoque, retirando do caldo, quando eles subirem à superfície, conservando em um recipiente aquecido. Sirva com caldo de carne e polvilhado com parmesão ralado, em separado.
Leve o caldo ao fogo até ferver e despeje a passatelli. Quando passatelli flutuar à superfície tirá-los e colocá-los em uma bacia com caldo de carne, servido com queijo parmesão ralado em separado.

Para os passatelli manterem a forma, devem ser cozidos ainda frescos. Depois de secos ele podem desmanchar no caldo. Se você for usar o tutano, deve amassá-lo e misturá-lo na massa do recheio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário