26 de abril de 2013

CESTINHAS SARDAS DE RICOTA E AÇAFRÃO

Uma variação usando forminha
Em meu baú de lembranças,
Eu sinto o perfume da uva,
Eu ainda sou criança,
e eu choro sozinha, na chuva...
Eu monto um cavalo branco
e eu galopo em noite de lua,
eu voo, eu salto os barrancos,
mas a solidão continua...

Continuando o nosso passeio pela gastronomia italiana, hoje 
teremos em nosso cardápio, uma sobremesa sarda, com aqueles sabores iluminados e perfumados com o limão e a laranja. As "pardulas", são doces típicos da Sardenha, mas que podem encantar o nosso paladar de qualquer região do mundo, especialmente o paladar brasileiro. Vamos para a cozinha, que hoje tem lua cheia, paixão e "pardulas", essas cestinhas sardas, tão sedutoras...

Ingredientes
Massa
400 g de farinha de trigo de grano duro
50 g de manteiga em temperatura ambiente
1/2 xícara de água morna
1 pitada de sal
Azeite

Recheio
500 g de ricota fresca  ralada
100 g de açúcar
3 ovos
 1 envelope de açafrão em pó, de 5 g
Raspas da casca 1 limão siciliano
Raspas da casca de 1 laranja
1 pitada de sal

Modo de fazer: Misture a farinha com o sal e a água morna, que deve ser colocada, aos poucos, o suficiente para formar uma massa dura. Trabalhe a massa por cerca de 15 minutos. Junte, então, aos poucos, a manteiga, até que se forme uma massa macia e homogênea. Cubra com um filme plástico e deixe repousar por 30 minutos.
Modelo original
Prepare o recheio, misturando todos os ingredientes, até formar uma pasta homogênea.
Abra a massa em uma espessura fina e corte discos com 10 cm de diâmetro. Coloque o recheio no centro da cada disco, levante as laterais e faça pregas, para formar uma cestinha com as bordas onduladas. Unte uma assadeira com azeite, coloque as cestinhas e leve para assar em forno preaquecido, em temperatura baixa, a 150ºC, por cerca de 20 minutos ou até que estejam dourados. Para evitar que as cestinhas se quebrem, destaque-as do fundo da assadeira com uma espátula, ainda quentes. Você pode polvilhar com açúcar de confeiteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário