5 de janeiro de 2013

PÃO DE CENTEIO

(Teus olhos  atravessam muros, cordilheiras e oceanos para se encontrarem com os meus olhos. Teus olhos constroem pontes,  teus olhos queimam pontes e eles atravessam a minha pele. Ás vezes eles anunciam tempestades, vendavais, mas eu sempre vejo um arco-íris  ao fundo. Teus olhos são uma  noite na floresta, onde eu sempre posso ver a luz do luar, Teus olhos de falcão, de noite escura, de tempestade, eles atravessam o  meu peito, meu coração, e fazem o sol nascer dentro de mim.)

Os pães de centeio, ricos em nutrientes, auxiliam na prevenção de arteriosclerose, afecções coronárias e hipertensão. Eles são mais compactos e densos, porque o seu glúten é menos elástico do que o do trigo.
Vamos para a cozinha, brincar de fazer pão. ...risos. Pegue o teu espírito de aventura e o teu bom humor e siga-me...

Ingredientes
750 g de farinha de trigo
20 g de sal
100 g de margarina
1 gema de ovo
20 g de leite em pó
30 g de açúcar
10 g de melhorador de farinha (a fleschmann tem esse produto)
10 g de fermento instantâneo
500 ml de água
10 g de glicose
250 g de farinha de centeio

Modo de fazer: Misture bem todos os ingredientes secos e faça um monte na área de trabalho. Abra um buraco no centro e coloque a glicose, a gema e a manteiga. Adicione, aos poucos, a água com o fermento e vá misturando do centro para as bordas. Vá adicionando o restante da água e amassando até obter uma massa homogênea. Amasse, aperte, estique a massa. Sove a massa por cerca de 10 minutos, até atingir o ponto de véu. Ponto de véu é o ponto da massa, quando o glútem se desenvolveu adequadamente. Para testar, pegue um pedaço de massa com as mãos e estique a massa. No ponto de véu, a massa pode ficar bem fina e não quebra e você poderá ver através da massa . Deixe fermentar por 30 minutos. Separe a massa pela metade, faça duas bolas e deixe descansar por mais 15 minutos. Modele os pães no formato de sua preferência, coloque em formas untadas de 22x10x10 cm. Deixe fermentar por mais 90 minutos. Coloque no forno preaquecido e com vapor, a 200ºC.  Você consegue o  vapor no forno, colocando uma assadeira com água no pre-aquecimento. Quando colocar o pão, retire a assadeira com a água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário