5 de dezembro de 2012

POLENTA COM LINGUIÇA A LA TOSCANA


Como uma típica descendente de italianos, a polenta faz parte da minha história. São momentos divertidos de uma grande e barulhenta família, onde a comida era fruto de muita luta. Qual descendente de italiano pobre, nunca se viu diante de uma grande polenta sobre a mesa, salpicada com um pouco de molho e um pouquinho de queijo. Eu pensei várias vezes, eu escrevi a nossa receita, eu desisti de postar. Mas como posso eu, esquecer o indescritível sabor de uma polenta em família. ...risos... Impossível. Então eu pensei: vou convidar você para comer uma cremosa, saborosa e inesquecível polenta: a minha polenta! ...muitos risos! Vamos para a cozinha, que hoje tem!

Ingredientes
Para o cozido:
 500 g de linguiça fresca
2 colheres (sopa)  azeite

1 cebola

500 ml de polpa de  tomate

150 ml de vinho tinto seco

6 tomates secos picados (opcional)

Queijo parmesão ralado

Sal e pimenta do reino

Para a polenta: 
1 litro de água (1 sempre uso um sache de caldo de galinha ou carne, sem gordura)
8 colheres de fubá (eu uso o pré-cozido)
sal a gosto 

Modo de fazer:  Tire a pele da linguiça e amace com um garfo. Aqueça o óleo em uma frigideira, frite a cebola picada por 3 minutos, adicione a carne da linguiça até dourar. Adicione o vinho, a polpa de tomate  e mexa. Adicione os tomates secos, mexa e deixe cozinhar, em fogo brando,  até ficar um molho consistente.
Tempere com sal e pimenta.
Faça a polenta, cozinhando conforme instruções da embalagem.
Despeje a polenta num refratário, cubra com o molho, polvilhe com queijo parmesão ralado. Você pode, a gosto, servir em pratos individuais. Decore de acordo com a sua inspiração e os elementos disponíveis. Eu adoro comer polenta acompanhada de uma salada de rúcula e uma taça de Chianti.



Nenhum comentário:

Postar um comentário