22 de dezembro de 2012

BACALHAU À LAGAREIRO

(Foto: Luna Garcia , divulgado no G1

(Não é um rio calmo e manso de planície
É um rio caudaloso que rasga a imensidão,
é lava incandescente que vem à superfície,
é chama que me queima e ofusca a visão.

É um vulcão contido, que explode e se liberta
é a onda gigante que chega e que me inunda,
é a corda da forca que estica e que aperta,
e a pedra na água que rola e que afunda...

É algo  poderoso que me rouba a identidade
Que me torna tão pequena no voo do teu beijo
Que eu chamo de amor ou até mesmo de saudade,
mas a minha alma chama de paixão e o meu corpo chama  de desejo...)

Aqui estou eu, misturando as mais básicas emoções humanas, com o mais caprichado bacalhau. ...risos...

Vamos para a cozinha? A receita de hoje é uma criação do chef Paulo Pereira Ramos, do restaurante Espírito Santo, em São Paulo e pode fazer bonito em sua mesa de festa. Este maravilhoso prato, que rende uma porção (claro que pode multiplicar pelo número de convidados), e pode ser acompanhado por um bom vinho branco português, com boa estrutura.

Ingredientes
250 g de bacalhau em posta
1 tomate
80 g de brócolis
1 batata cozida
½ cebola
30 g de alho
Azeitonas pretas a gost
o

Modo de fazer: Passe o bacalhau na farinha de rosca e frite no azeite. Coloque o peixe em uma assadeira junto com o tomate aberto e leve ao forno médio (200° C) por 15 minutos.  
Nesse intervalo, refogue a cebola e o alho com o vinho branco. Para servir, coloque todos os ingredientes (brócolis, batata e azeitonas) dispostos em uma travessa. Rende uma porção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário