11 de novembro de 2012

ESPETINHO À PARMEGIANA

Você,  que conhece as cores da  minha alegria, 
 você conhece  o intenso sabor da minha paixão, 
você conhece, também, sabor salgado de minha tristeza.
Hoje eu sou o meu próprio carcereiro e a minha  prisão.
Hoje, neste exato momento, eu reconheço que sem você, eu sou somente um espaço vazio.
Hoje, num domingo à noite, eu vou para a cozinha acompanhada apenas da minha tristeza. Mas, ainda assim, eu  ofereço a você, esse prato de um inspirado Chef italiano, Marco Parizzi.  Seria maravilhoso compartilhar com você, este maravilhoso prato, num calmo jantar, acompanhado de um Lambrusco.

Ingredientes
1/2 kg de paleta bovina
1 litro de vinho tinto seco e envelhecido
2 talos de salsão cortados em pedaços
1 cebola fatiada
2 cenouras cortadas
2 dentes de alho
2 cravos
1 pau de canela
100 g de fubá para a polenta
1 colher de farinha de trigo
30 f de manteiga
azeite de oliva extravirgem
sal e pimenta do reino em grãos

Modo de fazer: Refogue os legumes com um fio de azeite e o alho. Passe o pedaço de carne na farinha e doure-a numa panela com um fio de azeite. Coloque a carne junto com os legumes, acrescente o vinho tinto fervente, alguns grãos de pimenta, os cravos e a canela, tempere com sal e deixe ferver. Tampe a panela e leve ao forno quente a 170ºC por 2 ou 3 horas. Retire a carne da panela, coloque na geladeira. Coe o caldo e deixe reduzir. Ferva 450 ml de água, junte um pouco de sal e adicione o fubá, aos poucos, mexendo bem para dissolver. Cozinhe  em fogo baixo por 40 minutos. Acrescente a manteiga, aos poucos, e despeje a polenta em forminhas untadas. Sobre o papel manteiga, espalhe o restante da polenta com um pincel e leve ao forno para secar e ficar crocante. Corte em 8 retângulos. Corte a carne em fatias, formando 12 discos de
 5 cm de diâmetro, usando um cortador redondo. Derrame um pouco de molho sobre cada um, cubra com filme e leve ao microondas para aquecer, ou esquente no vapor. Monte espetinhos, como na foto, cubra com bastante molho e guarneça com as polentas retiradas das forminhas. Sirva com uma salada verde de rúcula, agrião e alface.

Nenhum comentário:

Postar um comentário