16 de setembro de 2012

RISOTO DE ARROZ NEGRO

Foto  e fonte: http://www.rainhasdolar.com

(É o mel que adoça o meu sorriso;
E a fonte de energia que me alimenta;
É o vento  que impulsiona a vela;
É a minha guerra e a minha paz;
É o meu voo sereno sobre o mundo;
É o topo da montanha e o abismo mais profundo;
É a alegria que me inunda;
É o desejo que transborda;
É a corda que me prende ao porto;
É a onda que me leva ao mar;
É o lugar que me espera;
É onde eu quero estar.
É você!
E você são todas as coisas.)

Mas este risoto de arroz negro é uma criação do chefe Alex Atala. ....risos....
Vamos experimentar essa maravilha!  Eu sei! O nosso cérebro é um grande economizador de energia e por isso ele prefere sempre tudo igual, para não gastar a energia necessária para a adaptação.  Mas, o que a gente não usa, atrofia. Vamos ousar, descobrir o novo, experimentar, tentar, desafiar. Se for bom, repetimos. Se for ruim, tentamos de novo. Quem sabe nós não fizemos direito.... muitos risos.... Vamos para a cozinha, antes que arrumemos mais confusão...

Ingredientes:
Risoto

1 colher sopa de cebola picada

1 litro de caldo de legumes
100gr Catupiry
1 colher sopa de manteiga-de-garrafa
2 colheres sopa de azeite
200gr arroz preto
150 ml de vinho branco
brotos e folhas de manjericão.

Caldo de legumes
1/2 alho-poró

1/2 talo de salsão
1/2 cebola
1 cenoura
1 abobrinha
1 cravo
1/4 garrafa de vinho branco
1 bouquet garni (tomilho, louro e alecrim)
 5 litros de água.

Marinada de tomate-cereja
12 unidades de tomate-cereja

100 ml de azeite
20 ml de vinagre de Jerez
salsa picada.

Modo de fazer: Para o caldo, pique todos os ingredientes e coloque-os em uma panela grande com água. Leve ao fogo baixo, sem ferver, por cerca de 2 horas ou até que os legumes se concentrem no fundo da panela.

Prepare o risoto em uma panela com azeite, salteie a cebola picada em fogo baixo até que fique transparente. Adicione o arroz preto e continue salteando por mais 2 minutos. Coloque o vinho branco e deixe reduzir; adicione 400 ml de caldo de legumes previamente aquecido; cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre.
Quando tiver absorvido o líquido, adicione 200ml de caldo e continue cozinhando até que o arroz o absorva e ainda esteja levemente cru; retire do fogo e reserve.
Prepare a marinada, fazendo um X na parte de baixo dos tomatinhos e fritando-os rapidamente em óleo a 200C. Resfrie em água com pedras de gelo por 10 segundos. Misture os demais ingredientes da marinada e mantenha em temperatura ambiente.
Esquente novamente o arroz com o restante do caldo, mexendo sempre. Quando o arroz estiver al dente, adicione o Catupiry, tempere com sal e pimenta-do-reino e finalize com manteiga-de-garrafa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário