7 de setembro de 2012

ARROZ DE BRAGA

(Nem sempre eu consigo manter a alma iluminada de sol. Às vezes, fica escuro e eu preciso da luz dos teus olhos, porque eu tenho medo do escuro.)

Não! Tristeza não combina com comida, com uma mesa bonita e com pratos saborosos. O sal das lágrimas desarmoniza os pratos. ...risos...
Recuperando o sorriso, eu convido você, para me ajudar a preparar um prato português, um prato único, um único prato. Vamos para a cozinha?

Ingredientes
2 colheres (sopa) de banha
250 g de toucinho, cortado em tiras finas de 1 cm
1 frango de 1 1/2 kg, cortado nas juntas
1 1/2 cebolas médias picadas
1 dente de alho picado
300 g de linguiça, cortada em rodelas de 1 cm
4 xícaras (chá) de arroz escolhidos e lavado
3 tomates sem pele e sem sementes
300 g de repolho rasgado com as mãos
100 g de ervilhas frescas
1 1/2 l de água
1 amarradinho de salsa, louro    e tomilho
sal e pimenta a gosto

Modo de fazer: Esquente a banha numa panela e refogue, rapidamente, no fogo médio, o toucinho. Coloque os pedaços de frango e vá fritando. Eles devem ficar bem dourados. Junte a cebola, o alho e frite até que comecem a ficar dourados, acrescente o arroz e frite mais 3 minutos. Junte os tomates, o repolho e as ervilhas e misture bem. Coloque a água quente, junte o amarradinho de ervas, salgue a gosto, baixe o fogo e deixe cozinhar até o arroz amolecer, por aproximadamente 1 hora. Se for necessário, acrescente mais água. O arroz de Braga é mais úmido que o arroz normal. Quando estiver cozido, retire o amarradinho de ervas e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário