26 de julho de 2012

CESTINHA DE PÁSCOA - FOLAR

Amassar, esticar, apertar essa massa sedutora, macia, elástica, é mais que fazer pão: é transferir energia, é transformar um alimento para corpo em um alimento para alma. É uma carícia recíproca, é uma delicada declaração de amor, que cresce, alimenta e perfuma o mundo...

Eu sei, eu sei! Você só queria fazer um pãozinho!  
É! Mas antes tem que fazer penitência e experimentar a minha receita  poética do pão ....risos...

Este é um pão tradicional português. Origina-se na tradição antiga, em que os padrinhos presenteavam seus afilhados, na páscoa, com um pão, doce ou salgado - o Folar. A forma e o conteúdo variam conforme as regiões de Portugal, e podem ser salgados ou doces. É uma tradição, que tem como base o ritual da partilha, da confraternização, e está enraizado na gastronomia popular.

Ingredientes: 
1/2 xícara de manteiga ou margarina amolecida
1 1/4 de xícara de leite morno
1 xícara de açúcar
1 colher de chá de sal
2 tabletes de fermento biológico
1 colher de chá de açúcar
3 ovos bem batidos
5 a 6 xícaras de farinha de trigo sem peneirar
12 ovos crus, inteiros
1 gema
1 colher (chá) de água

Modo de fazer: Em uma tigela grande, misture à 1 xícara de leite morno o açúcar, a manteiga e o sal e mexa até derreter. Esfarele o fermento e uma colher de açúcar com o leite restante e misture até dissolver. Espere borbulhar até dobrar de tamanho (uns 10 minutos) e derrame sobre a primeira mistura, junte os ovos batidos e 5 xícaras de farinha de trigo, aos poucos, mexendo até ficar uma massa meio mole. Derrame essa massa em uma superfície enfarinhada e amasse por uns 10 minutos, até a massa ficar macia e elástica. Você pode usar mais farinha, mas apenas para não grudar nas mãos. Coloque a massa numa tigela untada e deixe crescer até dobrar de tamanho. Dê um (carinhoso) soco no centro da massa e vire sobre a superfície enfarinhada. Divida a massa em 14 porções, faça 12 bolas, colocando-as em assadeiras untadas. Afunde o centro de cada bola com uma colher e coloque um ovo cru (com casca), afundando-o um pouco. Faça cordões com o restante da massa  e coloque 2 desses cordões cruzados sobre cada bola, virando as pontas para debaixo de cada pão. (ver foto). Deixe crescer a massa, pincele com a gema misturada com 1 colher de água e asse as cestinhas em forno médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário