19 de maio de 2012

CREPE DE COGUMELOS

Vou quebrar a série das receitas brasileirinhas clássicas. Esqueci as receitas no escritório. Acho que uma massa delicada e leve pode compensar a carga calórica e a gordura do feijão tropeiro. Enquanto preparamos, pode colocar um Chardonay para gelar.

Ingredientes:
400 g de abobrinha
400 g de cogumelos mistos (champignon, shimeji e shitake frescos)
1 dente de alho
1 colher de café de tomilho fresco picado
2 ovos
2 colheres de sopra de farinha de trigo-sarraceno
1 colher de farinha de trigo
1/2 copo de cerveja
80 g de queijo tipo taleggio ou ementhal em fatias
4 colheres de azeite extravirgem
30 g de manteiga e sal a gosto.

Modo de fazer: Limpe os cogumelos, retire as partes duras e corte em fatias. Lave as abobrinhas e corte em fatias finas, descartando as pontas.
Descasque o alho e doure-0 numa panela com o azeite e os cogumelos. Mantenha o fogo alto por cerca de 4 minutos, abaixe, acrescentando a abobrinha. Deixe cozinhar por 10 minutos. Junte o tomilho, quando tudo estiver refogado e desligue o fogo. Faça a massa, batendo juntos as farinha de trigo, os ovos, a cerveja e salgue. Unte uma frigideira antiaderente com manteiga, coloque um pouco de massa e faça movimentos circulares para a massa ficar bem distribuída. Asse cada crepe por 1 minuto a cada lado, e mantenha em local aquecido até terminar de preparar todos. Disponha os crepes em pratos individuais, coloque uma fatia de queijo sobre a massa e 1 ou 2 colheradas do recheio de cogumelos e sirva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário