21 de março de 2012

CASQUINHA DE SIRI

Esta receita é minha paixão. Vou dar a receita básica, mas eu sempre dou up com algum ingrediente interessante da nosso culinária. Eu uso um pouquinho de coentro e uma colher de azeite de dendê.



Ingredientes: 500 g de carne de siri
250 g de tomates, sem peles, sem sementes e picadinhos, ou batidos no processador
1 cebola grande picadinha bem fina ou ralada, ou ainda, processada (não reclame de falta de opção)
1 pimentão verde picadinho bem pequeno
100 g de azeitonas picadinhas
2 dentes de alho espremidos
2 fatias de pão de forma
1 copo de leite (eu uso metade do copo com leite de coco)
1 colher de manteiga
100 g de queijo minas ralado
1 xícara de creme de leite
1 pimenta malagueta picadinha e amassadinha
100 g de farinha de rosca misturada com queijo parmesão ralado para salpicar
15 conchinhas da shell

Almoço do dia 2 mai 2012
Modo de fazer: Coloque a manteiga (eu adiciona aqui uma colher ou duas de azeite de dendê) numa panela com a cebola picadinha, o alho refogue levemente e junte a carne de siri. Deixe fritar por cerva de 10 minutos. Junte os tomates, o pimentão e deixe cozinhar até incorporar bem ao siri. Junte as azeitonas e o queijo e mexa para não grudar. Bata o pão de forma com o leite e incorpore ao siri, mexendo sempre, até engrossar. Nesse momento eu adiciono uma colher rasa de coentro ( pouquinho para  enriquecer sem interferir no sabor). Junte então o creme de leite e mantenha uns minutinhos no fogo, mexendo sempre. Encha as casquinhas, salpique com a mistura de farinha de rosca e queijo e gratine. É um "ai meu Deus! de gostoso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário