23 de julho de 2023

RAVIOLI DE QUEIJO BRIE E DAMASCOS COM MANTEIGA DE ERVAS




Eu não sei qual é a força que me move,
e que faz voar meu pensamento,
que inunda o meu corpo quando chove,
e eu viro nuvem, levada pelo vento...
Eu não sei porque a minha alma canta,
enquanto a noite faz silêncio absoluto,
e a minha voz fica presa na garganta,
ao som da música que somente eu escuto...
Moram em mim o infinito, a imensidão,
há tanta vida que nem mesmo eu conheço,
eu sinto coisas, e eu não sei a tradução,
e uma paixão que me vira pelo avesso.
Talvez eu seja só um sonho, uma ilusão,
alguém que nunca atravessou o rio,
uma mulher que entregou o coração,
para alguém que nem chegou, e já partiu..


Noites de domingo são muito melancólicas, para mim.
Desde criança eu tenho esses sentimentos, e eu nunca entendi o motivo.
Talvez não haja motivo.
Mas se os fins de domingo são tristonhos,
as manhãs de domingo são pura felicidade.
Passeio ao sol, alegria dos meus cachorros, que adoram passear,
tudo isso, eu apenas isso me enche de felicidade.
Aí vem a cozinha! A cozinha é, para mim,
uma fonte de alegria.
Eu adoro ir para a cozinha, para preparar comida linda e gostosa.
Eu gosto o ritual de preparar a área de trabalho,
organizar os ingredientes, e dar asas à imaginação.
No momento, o rosa e a cor da moda. 
E a tal de Barbie está saturando o ambiente com a cor de rosa em tudo quanto é lugar.
 Eu pensei em quebrar um pouco dessa febre, com um pouco de drama.
 Sim, tem o rosa, mas também tem preto, heheheh! Eu sou má, dona Barbie! 
Falando sério, agora! Eu testei, hoje  um receitinha de massa com recheio de queijo brie, damasco e temperado com manteiga de ervas. 
Eu usei as cores para dar um pouco de impacto ao prato.
 Eu achei lindo, gostei da massa, mas pretendo reformar a receita, acrescentando
um creme de aspargo.
Boa noite para você, que também fica melancólico nos fins de domingo!
Boa noite para você, que gosta e comida gostosa e colorida!
Boa noite para você que não gosta! Tudo bem!
Eu deixo aqui o meu desafio! Experimente essa massa tão deliciosa!

Ingredientes:
Massa rosa:

1 ovo
1/4 de pitaya vermelha
100 g de farinha de trigo

Massa negra
1 ovo
3 colheres (chá) de carvão ativado culinário
50 g de farinha de trigo

Recheio:
queijo camembert
damasco seco - o damasco pode ser em lascas, mas eu gosto mais de hidratar um pouquinho e triturar no processador.
lascas de amêndoas para finalizar

Manteiga com ervas:
200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 colher de sopa de alho desidratado
salsinha
manjericão
sálvia
alecrim
tomilho
sal

Modo de fazer:
Massa rosa: Em uma superfície lisa, coloque a farinha e faça um buraco no centro. Adicione o
ovo batido com a pitaya e misture bem. Quando o ovo estiver misturado na farinha, acrescente a água. Amasse até obter uma massa homogênea. Faça uma bola e envolva com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos.
Massa negra: Bata o ovo com o carvão ativado, misture com a farinha e amasse até obter uma massa lisa. Repita o procedimento da massa rosa.

Abra a massa em um cilindro ou no rolo até obter uma massa lisa e fina. Eu gosto de massa fininha, por isso eu  abra a minha massa até o nível 6

Há formas de fazer os ravioles. Você pode abrir uma folha de massa, distribuir as porções de recheio, colocando quadradinhos de queijo e lascas de damasco ou uma colher do damasco triturado, em pequenos montinhos, cobrir com outra folha de massa, retirar o ar e cortar com um cortador de ravioli. Eu prefiro cortar os quadradinhos ou círculos de massa, colocar o recheio no centro, pincelar ao redor com água, cobrir com outra massa e apertar bem as bordas. 





Manteiga de ervas: 
Coloque uma pequena porção de cada erva com o alho no copo do mixer e bata rapidamente. Misture com a manteiga até obter uma pasta homogênea, e tempero com sal a gosto. Reserve.
 

Toste as amêndoas. Você pode tostar em uma frigideira, em fogo baixo, até ficar levemente tostada.
Eu prefiro tostar na air fryer. 
Eu rego as amêndoas com um fio de azeite, e tosto em temperatura de 180ºC, até que fiquem levemente douradas.

Montagem do prato: 
Em uma panela, coloque abundante e leve ao fogo. Coloque uma colher (sopa) rasinha de sal, quando levantar fervura. Coloque os raviólis para cozinhar por cerca de 4 a 5 minutos. Massas mais finas cozinham mais rápido. Retire do fogo e escorra.




Em uma frigideira grande, aqueça duas colheres (sopa) de manteiga de ervas, junte os raviólis cozidos,
misture com o molho e deixe 2 minutos em fogo baixo. Eu gosto das tipo uok, cujo fundo arredondado facilita a mistura dos raviólis com o molho.
Polvilhe com amêndoas tostadas e sirva bem quente. Você pode levar a porção toda à mesa, ou empratar
e decorar, que dá mais charme à mesa. Eu costumo deixar os prato no forno, a 50 graus C, para que a massa não esfrie rápido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário